Você está pensando em mudar de Carreira mas não sabe como se organizar para conseguir isso?

Então pare uns minutinhos para ler este artigo, pois nós separamos algumas dicas bem bacana que vão te ajudar a descobrir como se preparar para mudar de área e iniciar uma nova carreira em 2020!

Vamos lá então… o que você precisa fazer para conseguir uma transição de carreira em 2020?

 

Passo 1

O primeiro passo para ter sucesso nessa mudança é fazer o seu Plano de Carreira.

Já falamos sobre isso em outros artigos aqui do nosso blog, mas voltamos a falar pois sem planejamento é muito mais difícil conseguir alcançar resultados.

Então se você ainda não fez o seu plano de carreira, nós temos um presente para você!

Neste link você pode se cadastrar e baixar PDF gratuito que nós preparamos, com um passo a passo completo sobre como definir as etapas dessa sua transição de carreira.

 

Passo 2

O segundo passo para se organizar para iniciar em uma nova carreira é se capacitar.

Você não pode pedir demissão do seu emprego agora e achar que conseguirá uma oportunidade em outra área sem ter conhecimento sobre o assunto.

As empresas não dão muitas oportunidades para quem não tem experiência, e muito menos ainda para quem não conhece nada do assunto que precisará dominar no emprego. Então, comece agora a planejar a sua capacitação na nova área que você deseja atuar.

Se você quer ser um barbeiro, por exemplo, vá aprender a fazer barba, cabelo e bigode.. hehehe. Se você deseja ser uma professora, comece agora a estudar pedagogia, em paralelo ao seu trabalho. E assim deve ser com qualquer nova carreira que você decidir buscar.

 

Passo 3

Depois de aprender tudo o que você puder sobre a sua nova profissão, você precisa praticar! Isso mesmo.

Como falamos antes, poucas empresas contratam profissionais sem experiência. Então arregace as mangas e vá em busca de oportunidades de trabalho voluntário na sua nova área.  Só assim você poderá adquirir experiência antes de começar a distribuir seus currículos no mercado.

Aqui na Apex nós tivemos um aluno que decidiu que queria mudar de área e se tornar desenvolvedor.

Ele se capacitou aqui com a gente, aprendeu a Programar em C#, mas não estava conseguindo oportunidade nas entrevistas que fazia, justamente pela falta de experiência.

Então ele aceitou o desafio de trabalhar de forma voluntária e criou um sistema para a empresa do nosso instrutor. Ele trabalhou como estagiário e adquiriu muita experiência.

Resumo da história: hoje ele está trabalhando em uma baita empresa de sistemas de Blumenau e já passou de desenvolvedor para analista, pois tinha o conhecimento certo, a experiência necessária e muita força de vontade!

Bacana não é mesmo?!

Então estas são 3 grandes dicas para você que deseja mudar de carreira ainda este ano:

– Faça um Plano de Carreira –  e aqui você pode baixar um PDF com um passo a passo sobre como montar seu Plano de Carreira.
– Capacite-se para sua nova área de atuação.
– Busque uma forma de adquirir experiência.

Espero que estas dicas tenham te ajudado a traçar novos planos para sua vida profissional em 2020.

E se você quiser ser um Desenvolvedor de Softwares, basta clicar AQUI para saber mais sobre como aprender essa nova carreira em apenas 4 semanas!

E lembre-se:
Vá em busca dos seus sonhos, afinal, você nasceu para ser feliz todos os dias e não apenas aos finais de semana. Descubra uma carreira que te dá prazer e faça o seu melhor para conquistá-la.