Onde há pessoas, há conflitos, afinal, cada um tem sua própria personalidade e forma de avaliar as situações e tomar decisões. Por isso é tão comum surgirem conflitos no ambiente de trabalho e é o líder quem precisa ter maturidade para resolver todos os desentendimentos que surgem entre sua equipe.

 

Apesar das dificuldades ocasionadas pela divergência de opiniões, os conflitos podem ser positivos para o sucesso e amadurecimento de uma equipe de trabalho, pois permitem expressar e explorar diferentes pontos de vista, interesses, e valores.

Em determinados momentos, os conflitos podem até ser necessários, pois retiram a equipe da zona de conforto e levam a mudanças de ideias e comportamentos.

 

Tipos de conflitos

Os conflitos podem ser intrapessoais, quando aquela pessoa da sua equipe possui caminhos conflitantes para tomar suas próprias decisões, ou quando não há uma aceitação de sua condição, seja por falta de autoconhecimento, ou sentimentos negativos que o levam a não evoluir, ou por baixa autoestima ou simplesmente por estar na zona de conforto.

Existem também os conflitos interpessoais, que se dão entre duas ou mais pessoas da equipe de trabalho e podem ocorrer por vários motivos: diferenças de idade, sexo, valores, crenças, por falta de recursos materiais, financeiros, e por diferenças de papeis.

Este tipo de conflito ainda pode ser subdividido em Hierárquicos ou Pessoais.

Os conflitos interpessoais hierárquicos ocorrem quando a pessoa é responsável por algum grupo, não encontrando apoio junto aos seus subordinados e vice-versa. Neste caso, as dificuldades encontradas no dia-a-dia deixam a maior parte das pessoas envolvidas desamparada quanto decisão a ser tomada.

Já os conflitos interpessoais pessoais dizem respeito ao indivíduo, sua maneira de ser, agir, falar e tomar decisões. As rixas pessoais fazem com que as pessoas não se entendam e, portanto, não se falem. Em geral esses conflitos surgem a partir de pequenas coisas ou situações nunca abordadas entre os interessados. O resultado é um confronto tácito que reduzem muito a eficiência das relações.

 

Efeitos do conflito

Quando um conflito é bem administrado, pode trazer efeitos positivos para toda a equipe. Um conflito bem administrado pode ajudar a despertar os sentimentos e avivar as energias da equipe.

Além disso, ele ainda ajuda a descobrir meios eficazes para que cada integrante da equipe cumpra suas tarefas e pode ajudar, inclusive, a promover soluções criativas e inovadoras, além de estimular a identidade do grupo.

Agora, quando o conflito não é bem administrado ou nunca chega a ser resolvido, seus efeitos podem ser terríveis, pois pode prejudicar o bem-estar das pessoas, gerar frustração, hostilidade e tensão. Além de acabar dissipando a energia da equipe na resolução do conflito ao invés de focar no trabalho. Pode ainda acabar substituindo a cooperação por comportamentos prejudiciais.

 

Cuidados ao administrar conflitos entre sua equipe

Para que o conflito traga resultados positivos e não negativos, são necessários alguns cuidados ao administrá-lo.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba ouvir os envolvidos. Uma boa comunicação é essencial para o bom desempenho de um líder diante de sua equipe.  No caso da gestão de conflitos, é muito importante saber ouvir atentamente o que o outro diz para compreender ao máximo a opinião e o sentimento de cada um dos envolvidos no conflito. E lembre-se: ouvir sem pré-julgamentos.

Outra dica na hora de administrar conflitos entre sua equipe é saber ouvir todos os envolvidos sem pré-julgamentos e assim tratar a todos com igualdade. Em qualquer tipo de problema é preciso ser justo diante das decisões tomadas.

É comum o líder ter mais empatia com algumas pessoas da sua equipe. Essa empatia não pode ser levada em consideração na hora de administrar um conflito. A justiça deve ser sempre a prioridade em qualquer tipo de relacionamento.

Lembre-se que um conflito jamais pode ser levado para o lado pessoal. Seja lúcido e foque suas ações no problema em questão. Seja educado, racional e procure ficar calmo diante da busca pela resolução do problema. Deixe de lado os comentários maldosos, fofocas e ataques pessoais.

Jamais tente ser o dono da razão. Escute a outra pessoa e tente compreender seu ponto de vista. Coloque-se no lugar de cada um dos envolvidos no conflito, e certifique-se de que você entendeu a posição de cada um diante do problema em questão. Para isso é necessário paciência.

 

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