Mudar de área é uma das principais opções dos profissionais que perderam o emprego e estão há algum tempo batalhando por uma recolocação no mercado de trabalho.
Depois de distribuir o currículo para todas as vagas disponíveis em sua área de atuação, participar de processos seletivos e não conquistarem uma nova oportunidade, estes profissionais sentem-se tentados a buscar outras alternativas para enfrentar o desemprego.
Segundo os especialistas em carreira é muito importante considerar algumas questões antes de tomar uma decisão tão importante quanto esta.
Você está feliz com sua carreira? Sente-se realizado em sua área de atuação?
Se suas respostas são positivas então talvez a melhor opção para você não seja mudar de área, mas sim, atualizar-se na sua área de atuação. Talvez a dificuldade em encontrar uma nova oportunidade esteja sendo causada por outras razões, que não estão diretamente ligadas à sua área de atuação.
Saiba os 3 erros que impedem bons profissionais de serem contratados.
Outro ponto importante destacado pelos especialistas é a necessidade de fazer uma autoanálise antes de decidir mudar de área.
É necessário refletir sobre suas habilidades, defeitos, aptidões, e desejos, e perceber se a dificuldade de se recolocar no mercado é causada pela escassez de oportunidades na sua área de atuação ou por seu despreparo para se reinserir no mercado.
Se o motivo for o seu despreparo, é muito mais fácil aperfeiçoar seu currículo e atualizar seus conhecimentos na sua área de atuação do que começar a aprender uma carreira nova do zero. Então, a dica é se capacitar e arregaçar as mangas, que logo você encontra sua nova oportunidade de trabalho!
Chegou a sua hora de mudar!
Agora, se você não se sente realizado com a profissão que escolheu, talvez seja mesmo a hora de mudar de área. Neste caso, segundo os especialistas, estar desempregado pode ser a melhor oportunidade para tentar algo novo.
Mas, antes de escolher uma nova área é necessário avaliar as suas aptidões para a nova função e também as oportunidades que este mercado oferece na sua cidade ou região.
Após definir a nova área que você deseja atuar é preciso se capacitar para iniciar na função, afinal, ninguém irá contratá-lo se você não tiver um conhecimento mínimo necessário para ocupar a vagas disponíveis no mercado.
Em muitos casos não há necessidade de investir em uma nova graduação, por exemplo. Com uma especialização já é possível mudar de área.
Mas, antes mesmo de iniciar uma especialização, uma boa oportunidade é fazer treinamentos na área em que você deseja atuar.
Uma pessoa que trabalha no setor administrativo e deseja entrar na área de TI, por exemplo. Antes de investir em uma pós-graduação em Tecnologia da Informação, ela pode fazer um curso de Lógica de Programação e outros cursos que ensinarão a ela a base da programação e assim ela saberá se é realmente esta nova área que deseja atuar e pode até conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, antes mesmo de fazer sua especialização.
Por isso, nossa dica é: procure os melhores treinamentos na área que você escolheu e invista em cada um deles. Participe de palestras, workshops e tudo o mais que você encontrar sobre a nova carreira que você deseja seguir.
Outra medida importante ao decidir mudar de área é fazer contato com profissionais e especialistas da área para qual você deseja seguir. Além da troca de experiência, você começará a construir um network que poderá ajudá-lo a encontrar seu novo emprego!