Todos os dias, centenas de currículos são entregues nas mesas dos recrutadores de todo o país. São currículos bem elaborados, de profissionais capacitados, mas que muitas vezes passam despercebidos em meio à tantas opções.
Com o índice de 13,6 milhões de desempregados, anunciado pela Organização Internacional do Trabalho, o Brasil terá em 2017 a terceira maior população de desempregados entre as maiores economias do mundo.
Nestes momentos, onde a oferta é menor do que a procura, como fazer para que seu currículo não passe despercebido e seja selecionado para a entrevista?
O primeiro passo é elaborar uma apresentação impecável, com escrita correta, e informações bem apresentadas e atualizadas.
Mas, para chamar a atenção dos recrutadores, não basta apenas ter um currículo impecável. Existe um diferencial, um algo a mais, um segredo, que vai ajudar você a ter seu currículo selecionado.
Quer saber qual é o segredo?
O diferencial dos currículos que chamam a atenção dos recrutadores é o conhecimento!
O conhecimento é a base de uma vida bem sucedida e realizada, e os candidatos que estão atualizados em suas áreas de atuação, seja através de pós-graduação, MBA, cursos técnicos, participação em workshops, treinamentos, cursos, ou palestras, são os preferidos dos recrutadores.
Paulo Sergio de Souza Correa, headhunter da Keeptalent, revela que ao analisar um currículo avalia o conjunto inteiro da obra: formação, conhecimentos, experiência, estabilidade, entregas e a evolução de toda a carreira. “Obviamente avaliamos o quanto o candidato investe em sua formação e o quão atualizado está, conforme são os requisitos da vaga”, afirma.
O headhunter é o profissional responsável por “caçar” os melhores profissionais do mercado em áreas executivas. Normalmente, são procurados por grandes empresas que pretendam contratar o profissional ideal para sua organização.
Renata Vieira Lemos, gerente de contas da Requisita, também revela que os candidatos mais selecionados para entrevistas são aqueles que mantém seus currículos sempre atualizados, com formação e aperfeiçoamento constante na sua área de atuação.
Agora que revelamos o segredo você já sabe: nada de parar no tempo!
Ter uma boa formação acadêmica é importante, mas se o candidato parou no tempo, não se manteve atualizado, participando de feiras, workshops, palestras e cursos relacionados à sua área de conhecimento, seu currículo é deixado em segundo plano.
Por isso, nossa dica é: aprenda constantemente.
Esteja aberto para adquirir novos conhecimentos, seja através de cursos, palestras, workshops, ou até mesmo através da troca de experiência com outros profissionais da sua área de atuação.
Por fim…
Se você faz parte das estatísticas que citamos no comecinho deste artigo, não se desespere. Apreensão não vai ajudá-lo a se recolocar no mercado, preparo, disciplina e capacitação vão.
Então, busque as melhores oportunidades na sua área, atualize seu currículo, invista em conhecimento e vá à luta!
Os recrutadores não esperam que você seja uma autoridade na sua área, apenas que tenha o perfil certo para começar logo e crescer dentro da empresa.