Se você já atua na área de projetos e deseja se tornar um gerente de projetos para alavancar a sua carreira, o primeiro passo para alcançar o sucesso é obter a Certificação Profissional de Gerenciamento de Projetos – PMP.

A Certificação PMP é concedida pelo Project Management Institute (PMI) e é reconhecida mundialmente, pois atesta que o profissional tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos em geral.

Para obter esta importante Certificação, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional do PMI e passar no Exame de Certificação PMP.

Para comprovação da experiência em gestão de projetos, existem duas categorias – Profissionais com 3º grau completo e Profissionais com 2º grau completo.

Para os profissionais com 3º grau completo o PMI exige formação de quatro anos, mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos, mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos, e 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

Já para os profissionais de 2º grau completo é exigido diploma de ensino médio, mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos, mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos, e 35 horas de formação em gerenciamento de projetos.

 

Quem tem Certificação se destaca

Segundo o PMI, em julho de 2016 existiam no Brasil 17.192 profissionais com Certificação PMP e o número de profissionais certificados só aumenta, pois cada vez mais as empresas exigem esta certificação na hora de contratar um novo Gerente de Projetos. Os recrutadores avaliam a experiência profissional de cada candidato, mas privilegiam aqueles que possuem o título PMP.

E em Blumenau o cenário é bastante semelhante. Segundo Nathany Oechsler, psicóloga e analista de Recursos Humanos de uma das mais renomadas empresas de recrutamento e seleção da cidade, a maioria dos candidatos aos cargos de GP já possuem ou buscam tirar certificações que complementam seu currículo, e as empresas estão de olho nestes candidatos.

Se você já está se preparando para fazer o exame, ou pretende começar a estudar para fazer a prova e se tornar um GP com cerificação PMP, separamos 6 dicas que vão ajudar você a passar na prova de primeira. Confira!

 

Dica 1: Gerencie bem o seu tempo

Um exame tão importante quanto a Certificação PMP é um projeto de vida, e como todo projeto exige organização e planejamento. Por isso, saber gerenciar o tempo é o primeiro passo para obter sucesso nos preparativos para a prova.

Somente com tempo exclusivo dedicado aos estudos é que será possível absorver todas as informações disponíveis para conhecimento. Por isso, separe um local e um horário específico para estudar, e organize o local escolhido para manter um ambiente organizado.

Aprenda a delegar tarefas para conseguir ter mais tempo exclusivo para os estudos. Controle o tempo dedicado para leitura de e-mails, e evite entrar nas redes sociais a todo instante.

Seja rigoroso com você mesmo, ter disciplina ajudará a aumentar a sua produtividade e melhorará seu foco e atenção.

Além disso, aproveite as várias ferramentas disponíveis para gerenciar seu tempo, como planilhas, software, plataforma online, ou até mesmo um aplicativo no seu smartphone.

Aproveite o que a tecnologia tem de melhor para garantir uma excelente gestão do seu tempo dedicado a esta preparação.

 

Dica 2: Participe ativamente de grupos de estudos

Ninguém é aprovado para uma Certificação sem dedicar muitas horas à leitura e estudo do conteúdo a ser exigido na prova. Por isso, leia muito, estude muito, e troque experiência com quem está no mesmo processo que você.

A leitura do Guia PMBOK é essencial para o sucesso na prova.  Trata-se de um livro de autoria do Project Management Institute (PMI) que identifica e descreve o universo do conhecimento de Gerenciamento de Projetos e é reconhecido como boas práticas em muitos projetos na maior parte do tempo.

Além disso, reúna seus colegas de trabalho e conhecidos que desejam obter a certificação e monte um grupo de estudos. É importante criar um processo claro de estudo, e uma rotina de encontro.

Se você não conhece nenhum profissional que busca a certificação, vale a pena pesquisar grupos nas redes sociais e trocar experiências. A tecnologia oferece muitas facilidades, como realizar vídeo conferências ou realizar chamadas via Skype.

 

Dica 3: Faça bastante simulados e outros testes

Quanto mais simulados e testes você fizer melhor, pois através deles é que você poderá analisar suas respostas e saber onde precisa melhorar e focar seus estudos.

Sempre que for realizar um simulado, procure fazer com a mente tranquila, como se estivesse fazendo a prova. Isso vai ajudar você a pegar o jeito das questões da Certificação e confiar na sua inteligência.

Mas fique ligado, não repita mais de 2 vezes o mesmo simulado, pois serão sempre as mesmas questões.

Além disso, faça pelo menos uma simulação real de 4 horas de prova, com 200 perguntas, para que você possa ver quanto tempo você precisa para responder a todas as questões.

Na prova você terá 80 segundos para responder cada questão, mas a dica é trabalhar com 50 segundos para que sobre tempo para revisar suas respostas. Se você levar 50 segundos em cada questão, terá 40 minutos para revisar toda a prova antes de finalizá-la.

 

Dica 4: Leia muito e decore tudo o que for possível

Além de estudar em grupo e gerenciar bem o seu tempo de estudos, é preciso ler tudo o que for possível para adquirir conhecimento suficiente na hora de fazer a prova.

Uma dica essencial é reler, antes da prova, a última edição do Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos do PMI, mais conhecido como Guia PMBOK®.

E neste processo de estudos e leitura você vai perceber que existem vários pontos da teoria que você precisa decorar, como por exemplo nomes e passos dos processos; fórmulas de custos e de tempo; termos técnicos, entre outros.

Faça uso de técnicas de memorização para não esquecer de nada. Existem várias técnicas disponíveis na internet, você só precisa encontrar aquela que tem mais afinidade e facilidade.

Você pode criar uma estória com as primeiras letras do que precisa decorar, ou usar figuras para representar ordem, entre outras técnicas de memorização rápida.

 

Dica 5: Associe-se ao PMI

Não é obrigatório ser associado ao Project Management Institute para fazer o exame PMP, mas ser um membro pode representar algumas vantagens, como, por exemplo, economia financeira e acesso a materiais exclusivos.

O valor para se associar ao PMI é de US$ 129, mais uma taxa de inscrição de US$ 10, valor inferior ao desconto de US$ 150 concedido aos associados para fazer o exame PMP.

Além disso, o PMI oferece acesso a recursos e materiais a um custo reduzido ou até de graça para seus associados e eles ainda recebem o PDF do e-book “Project Management Body of Knowledge – PMBOK”, do PMI.

 

Dica 6: Invista em um curso preparatório de qualidade

Um curso preparatório vai dar toda a assistência necessária para a sua aprovação para a Certificação PMP. Estudar sozinho é possível, mas é preciso muita disciplina e nem sempre você terá acesso a todo conteúdo necessário para realizar o exame.

Ao se matricular em um Curso Preparatório você vai aprender todos os detalhes do processo de obtenção da Certificação PMP® e vai conhecer como os processos, técnicas e ferramentas do Guia PMBOK são abordados na prova.

Também vai receber dicas essenciais dos instrutores, e ainda terá acesso a vários simulados para discussão em sala de aula, entre muitas outras vantagens.

Mas, fique atento. Ao procurar por cursos tenha em mente que nem sempre o mais caro é o melhor e o mais barato pior.

Antes de fazer sua escolha, tenha certeza de que o material utilizado pela escola é  homologado pelo PMI (Project Management Institute).

Garanta que os instrutores sejam certificados. E que a escola seja um centro de treinamento R.E.P. (Registered Education Provider), que garante a supervisão e aprovação do PMI a todo material utilizado no treinamento.

Preste atenção nos comentários e depoimentos de quem já fez o curso na escola escolhida e analise o histórico de aprovação. Se não encontrar nada no próprio site da empresa, procure nas comunidades, em redes sociais e nos fóruns sobre o tema.

E não se esqueça!

Mais de 300 mil pessoas já passaram na Certificação. Seguindo estas dicas essenciais, com dedicação, determinação e trabalho árduo, você também será capaz de tornar-se um Gerente de Projetos Certificado pelo PMI. Vá em frente!