Já falamos aqui no blog que para se tornar um Gerente de Projetos de sucesso – daqueles que sempre têm projetos em andamento e ganham excelentes salários – é essencial adquirir conhecimento técnico, experiência prática, e obter uma certificação.
Mas, se você deseja atuar como Gerente de Projetos é muito importante também conhecer e compreender as habilidades essenciais para se tornar um profissional requisitado pelo mercado.
Em Blumenau há diversas vagas para Gerentes de Projetos, e as empresas procuram características como perfil de liderança, foco em resultados, e facilidade de relacionamento.
Segundo analistas das principais empresas de recrutamento e seleção da cidade, em geral as empresas da região do Vale do Itajaí buscam profissionais com ampla experiência e que tenham vivência e habilidades na gestão de pessoas e equipes.
E quando falamos em habilidades de gestão, não basta saber distribuir as tarefas, mas saber lidar com problemas, buscar soluções, e fazer com que sua equipe tenha no GP uma figura de confiança e segurança, com quem possam contar.
Conheça as 5 habilidades essenciais para se tornar o GP que o mercado procura!
Habilidade 1 – Liderança
Um bom líder preocupa-se, primeiramente, em proporcionar um ambiente de trabalho agradável para que toda a sua equipe possa atuar unida em torno de um objetivo comum. Ele sabe a importância de dar o exemplo, saber ouvir, ser claro em suas comunicações e, acima de tudo, valoriza as pessoas que integram seu time.
Um gerente de projetos precisa ser um agente de mudanças, engajar e inspirar o seu time a ir junto com ele.
Existem pessoas que nascem com excepcionais dons de liderança. Conseguem levar pessoas aonde querem sem grandes esforços. Porém, para ser um bom líder de equipe nas organizações você não precisa ter nascido com essas características. Você pode trabalhar características fundamentais e se tornar um bom líder de equipe. A liderança pode ser aprendida com esforço e vontade.
Habilidade 2 – Comunicação
Para alcançar os resultados esperados, sua equipe precisa saber exatamente o que você espera dela, então, seja claro quanto às metas e quanto às suas expectativas.
Ouro ponto fundamental para uma comunicação eficiente é saber colocar-se no lugar do outro, a fim de que alguns estímulos sejam criados e haja entendimento de todas as partes envolvidas no processo de comunicar.
Sem um processo aberto e transparente de comunicação, com incentivo à troca de ideias e opiniões, nenhum projeto consegue alcançar os resultados esperados.
O bom GP sabe ouvir a opinião e o ponto de vista da sua equipe e, mais importante do que isso, sabe o que precisa e o que não precisa ser comunicado para equipe e para os demais envolvidos no processo, como o cliente, por exemplo.
Habilidade 3 – Proatividade
Proatividade é o comportamento decorrente de um estado de consciência, prontidão e atitude que permite prever, reconhecer e assumir a responsabilidade de interferir e fazer com que as coisas aconteçam no tempo certo.
Iniciativa, agilidade, eficiência e assertividade não são sinônimos de proatvidade, são características de uma pessoa proativa.
Ser proativo no mundo dos projetos é fundamental para alcançar os resultados desejados, dentro dos prazos e custos estabelecidos no escopo do projeto.
Habilidade 4 – Organização
Muitas vezes um GP precisa gerenciar mais de um projeto ao mesmo tempo e, para ter sucesso e alcançar os resultados esperados, é preciso ser muito bem organizado. Organização é algo essencial não apenas para o ambiente corporativo, mas para a vida.
Se você não é uma pessoa organizada, aprenda a ser.
Foque nos períodos mais críticos do seu dia, pense em como você pode se equilibrar quando estiver passando por eles e pense em soluções para não perder a cabeça quando eles ocorrerem.
Crie uma rotina, e siga à risca, assim logo você estará habituado com ela. Faça listas das suas tarefas e dos seus compromissos. Não precisam ser listas elaboradas. Liste, de forma simples, as tarefas do dia e a ordem a ser seguida para cada dia.
No site acelerato.com você encontra uma ferramenta online capaz de tornar a Gestão de Projetos muito mais organizada e eficiente. Através desta ferramenta, que pode ser usada de forma gratuita por 15 dias, o gerente de projetos consegue monitorar de forma precisa o que está sendo feito pelos membros de sua equipe e também pode armazenar uma imensa quantidade de dados e informações online de uma forma simples e que permite acesso rápido e imediato a elas.
Habilidade 5 – Persistência
Persistência é uma habilidade essencial para alcançar qualquer coisa na vida. Afinal, você não chegará a lugar algum se sempre desistir ao encontrar a primeira dificuldade.
Como um gerente de projetos você enfrentará muitas, muitas dificuldades, e por isso você não pode ser o tipo de pessoa que desiste a cada desafio. Não é fácil gerir um projeto, ainda mais quando se trata de algo de grande complexidade, e se fosse fácil a profissão não seria tão valorizada como é atualmente. A persistência é o que irá diferenciar o ótimo do bom.
Para concluir…
Se você deseja se tornar um Gerente de Projetos de sucesso, invista em conhecimento técnico e experiência, mas não deixe de desenvolver estas habilidades essenciais para se tornar o profissional que o mercado procura!