Se você já atua como programador uma dica bacana é conhecer a fundo o ASP.NET, pois há grandes chances dele se tornar a sua ferramenta preferida de trabalho.

Como? A gente já te explica!

O ASP.NET integra o framework .NET, da Microsoft, que inclui os serviços necessários para a construção de aplicações web.

Com ele você consegue codificar os aplicativos em qualquer linguagem compatível com o Common Language Runtime (CLR), incluindo C#, JScript .NET, Microsoft Visual Basic, e J#.

Estas linguagens permitem você desenvolver aplicações que se beneficiam do ambiente integrado de execução, e vai conseguir criar páginas web de forma mais rápida e dinâmica.

Entre seus principais recursos estão a programação orientada a objetos e a separação de arquivos de apresentação do arquivo de código. É uma ferramenta que possui centenas de classes prontas para o uso, e possui user controls ou arquivos de inclusão.

No ASP.NET você encontra uma estrutura de página e controles, infraestrutura de segurança, facilidades no gerenciamento de estado, arquivo de configuração de aplicação, recursos para monitoramento da integridade e desempenho, suporte à depuração, ambiente de hospedagem extensível e gerenciamento de ciclo de vida da aplicação, entre alguns outros serviços.

 

ASP.NET MVC

A estrutura ASP.NET MVC é uma implementação da arquitetura MVC para o ASP .NET com o objetivo de criar aplicações WEB no padrão MVC. É uma estrutura de apresentação leve e altamente testável que é integrada aos recursos ASP.NET existentes.

 

Padrão MVC

MVC é um padrão de design que contém uma divisão física de responsabilidades, onde cada tipo de arquivo tem sua função e não será possível que um interfira na tarefa do outro. No caso do MVC podemos dividir as responsabilidades em 3 arquivos distintos, sendo eles:

Model

Responsável por definir a estrutura do que será exibido.

Exemplo:

Supondo que queiramos exibir informações sobre os alunos de uma turma. Exibiremos uma tabela com Nome, E-mail, Telefone e Endereço. Nosso Model será uma classe que conterá as propriedades: Nome, E-mail, Telefone e Endereço.

View

Responsável pela exibição do Model.

É na View onde teremos nosso HTML, CSS e JavaScript. No padrão MVC essa View pode conter um modelo, um Model. Portanto diremos o que ela irá receber de informação.

Controller

Responsável pelas regras de negócio da aplicação e preparação do Model que a View irá receber.

O Controller receberá uma requisição, preparará um Objeto do Model que a View está aguardando recebimento e enviará a ela.

Exemplo:

Ao clicarmos em um Link chamado Relatórios em nosso sistema, iremos para um Controller chamado RelatoriosController que irá no banco de dados, buscará a informação, montará um objeto AlunoModel e enviará esse objeto AlunoModel para a View que terá um HTML pronto para receber um objeto AlunoModel.

 

Saiba mais

O programador Márcio Althmann, instrutor da Apex Treinamentos de Alta Performance, possui grande experiência com desenvolvimento e com o framework ASP.NET.

Seu conhecimento foi transformado em livro, onde, em coautoria com o programador Fabrício Sanchez, ele apresenta conceitos iniciais acerca do framework ASP.NET MVC (versão 4).

O livro responde questões como: Como funciona o ASP.NET MVC? Como posso criar uma aplicação partindo do zero? Como utilizar jQuery e chamadas assíncronas? Como implementar segurança para as aplicações? O que é esse tal de Razor e como utilizá-lo? Como trabalhar com dados respeitando boas práticas de desenvolvimento?

Todos esses temas e as respostas para essas perguntas são contempladas na obra, que recebeu o título “Desenvolvimento web com ASP.NET MVC”, que você encontra na versão ebook AQUI.

 

Para quem está começando na carreira…

Se você ainda não atua como programador, mas tem grande interesse na carreira, talvez você nem saiba o que é um framework. Fique tranquilo que a gente te explica o que é e para que serve um framework.

Framework é um conjunto de códigos abstratos e/ou genéricos desenvolvidos em alguma linguagem de programação. Estes códigos relacionam-se entre si para disponibilizar funcionalidades específicas ao desenvolvedor de software, poupando tempo e trabalho na elaboração de operações básicas como acesso a banco de dados, sistema de templates, mapeamento de rotas e validação de dados.

Os frameworks costumam ser divididos em módulos. Dependendo do framework utilizado, você poderá utilizá-lo apenas em sua totalidade, com todos os seus aparatos, ou então pode haver a possibilidade de utilizar apenas as partes necessárias do framework.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o ASP.NET ou qualquer outra dúvida relacionada à programação, deixa teu comentário ali em baixo que nossos instrutores podem responder suas dúvidas.