O mercado da informática, também conhecido como TI (tecnologia da informação) é um dos mais aquecidos do Brasil, com muitas oportunidades de vagas e ótima remuneração.

Uma reportagem recente do Jornal Nacional, informou que existem 100 mil vagas abertas todo ano para profissionais de TI, sendo que destas, quase 20% não são preenchidas por falta de pessoal qualificado.

A área da programação é a que mais vagas e oportunidades oferece, mas também uma das que mais exige do profissional. Assim, se você tiver uma boa formação técnica, a orientação de bons mentores e for daqueles que não tem “medo” de encarar o trabalho, certamente terá um ótimo futuro como profissional.

 

Ótimas oportunidades

O Brasil é um dos maiores polos de TI do mundo (isso mesmo) e a região de Blumenau, um dos maiores centros de TI do Brasil. E as empresas estão sempre buscando novos profissionais para integrar a equipe.

Vagas para: Programador Java, Programador C#, Programador WEB, Desenvolvedor pleno, Programador júnior, Analista de Sistemas, Coordenador de Infraestrutura, estão sempre em alta, basta você estar preparado para assumir uma delas.

Mesmo para as mulheres a área de TI representa uma excelente oportunidade, pois as empresas sentem necessidade de ter o público feminino trabalhando para criar soluções, pela sua capacidade criativa e senso prático.

 

E quanto ganha um programador?

Se alguém já te falou que um programador ganha bem, pode acreditar pois estava falando a verdade. É uma das profissões mais bem remuneradas e, como você leu acima, é a que tem mais oportunidades de vagas.

A remuneração para quem está iniciando nessa área é bem atraente, mas isso não significa que qualquer um que se “intitule” programador possa ser admitido sem passar por uma avaliação que observa uma série de competências.

Dependendo do porte da empresa, da linguagem de programação utilizada e também da qualificação do profissional, o salário inicial fica entre 1,7 a 2 mil Reais mês.

 

Que linguagens tem que saber para ser um programador profissional?

Existem muitas linguagens de programação, umas mais simples, outras um pouco mais complexas, mas cada uma servindo para uma situação ou ambiente específico.

Aqui na região de Blumenau, as mais usadas são Java e C# e estão entre as linguagens mais utilizadas no mercado em geral.

Veja as vantagens de cada uma aqui >>

 

Que áreas ou tipos de empresas um programador pode atuar?

Normalmente um programador irá assumir uma função dentro de uma empresa que desenvolve software para segmentos específicos, mas programadores também são contratados por empresas de maior porte que já tem seu próprio departamento de desenvolvimento.

Cabe a você escolher em qual perfil de empresa quer atuar ou estar disposto a conhecer novas oportunidades.

Confira a lista de empresas de TI de Blumenau

 

Como iniciar na carreira de programador

Um profissional de TI é aquele que saber interpretar situações e propor soluções em forma de linguagem de programação.

A base para o desenvolvimento em qualquer linguagem é a lógica de programação e esta deve ser a principal arma de um programador.

Aquele que tem uma base de lógica bem construída consegue aprender qualquer linguagem, basta estudar e se dedicar.

Afinal, com uma boa lógica, aprender uma nova linguagem de programação passa a ser muito mais uma questão de aprender a sintaxe desta linguagem e como aplicar a sua lógica dentro da linguagem.

Baixe aqui um KIT Gratuito de Programação para Iniciantes.

 

Experiência é fundamental

Pra você que está decidido a ser um programador de sucesso, é importante se capacitar e tão logo que puder, iniciar em uma empresa de desenvolvimento.

É lá que você vai adquirir a experiência necessária para no futuro poder negociar contratos de alto valor e até mesmo coordenar equipes dentro de um grande projeto.

A sua escolha deve ser sustentada por uma disciplina firme e organizada.

E ótimas oportunidades estarão sempre batendo à sua porta!

 

E se você precisar de ajuda nesta jornada, conte com a gente!
Aqui na Apex nós temos uma Formação Completa de 152 horas de aulas presenciais que vão te ensinar tudo o que você precisa aprender para começar a programar, mesmo sem saber nada de programação.

Ficou interessado?
É só clicar AQUI para saber como funciona nosso método exclusivo de ensino 🙂