Numa partida de Rugby, quando ocorre uma infração menor ou uma detenção, 8 jogadores de cada equipe se juntam com a cabeça abaixada para formar uma posição semelhante a um circulo e definir qual time ganhará a posse de bola.

Esta técnica, chamada de Scrum (do inglês scrimmage – que significa escaramuça)  é utilizada com o objetivo de reiniciar o jogo de modo rápido, seguro e imparcial. É um trabalho eficiente, executado em conjunto para um objetivo comum, e serviu de inspiração para a criação de um dos mais poderosos frameworks ágeis para a Gestão de Projetos: o Scrum.

 

Das equipes de Rugby para as equipes de Projetos

A utilização da palavra Scrum associada ao desenvolvimento de projetos surgiu no livro The New Product Development Game, de 1986, onde os autores defendem a ideia de que no desenvolvimento de um projeto toda a equipe deve trabalhar como uma unidade para atingir um objetivo comum, como no Scrum do Rugby.

A formalização da sua definição porém, surgiu apenas no ano de 1995, por Ken Schwaber, e foi nesta época que a metodologia passou a ser fortemente utilizada no desenvolvimento de projetos de softwares.

 

Mas afinal, como o Scrum pode agilizar o trabalho da minha equipe de projetos?

O framework Scrum é um conjunto de valores, princípios e práticas que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de um projeto, visando a melhoria contínua do processo, gerando diversos benefícios para a equipe de desenvolvimento e para o cliente.

Apesar de ter sido criado para o gerenciamento de projetos de fabricação de automóveis e produtos de consumo, é um framework usado para projetos complexos, onde é impossível predizer tudo o que irá acontecer, tendo se desenvolvido amplamente em projetos de software.

Ao trabalhar com Scrum, sua equipe de projetos terá papéis e responsabilidades bem definidos, assim como diversas etapas específicas, que deverão ser cumpridas para que o produto seja desenvolvido de forma rápida e eficiente.

 

Como funciona o Scrum

No Scrum, todas as funcionalidades desejadas para o desenvolvimento de um produto são colocadas em uma lista, chamada de Product Backlog.

O Product Owner, que é quem representa os envolvidos no projeto, determina as prioridades a serem inseridas no Product Backlog, e a equipe seleciona as funcionalidades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia.

Os Sprints são ciclos dentro de um projeto. Cada Sprint representa um tempo definido, geralmente de duas a quatro semanas, dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. 

As funcionalidades são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog, que é uma lista de entregas que o Scrum Team se compromete a fazer durante aquele Sprint. O Scrum Team é formado geralmente por cerca de 5 a 9 pessoas – aliás, equipes pequenas e multidisciplinares são uma das principais características desta metodologia.

Para organizar as atividades dos itens da Sprint Backlog, o Scrum utiliza um quadro de trabalho, chamado de Kanban. Ali, são criados quatro estados (que podem variar de projeto a projeto): A fazer, Em andamento, Em Testes e Concluído. Esse quadro é bastante visual e produtivo, pois basta olhar para ele para saber o progresso da Sprint.

O acompanhamento do trabalho também é executado através da Daily Scrum, uma breve reunião de no máximo 15 minutos que ocorre diariamente e que tem como objetivo fazer com que cada integrante do projeto diga o que fez ontem, o que fará hoje e se existe algum impedimento que está atrapalhando o seu trabalho.

Ao final de um Sprint, a equipe se reúne em uma Sprint Review Meeting, onde são apresentadas todas as funcionalidades implementadas até aquele momento no Projeto. Existe ainda a Sprint Retrospective, uma reunião para avaliar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado no próximo Sprint.

 

Quem faz o que no Scrum:

scrum product backlog

A metodologia Scrum possui três importantes grupos de trabalho: o Product Owner, o Scrum Team, e o Scrum Master.

O Product Owner, como já citado acima, é quem representa os envolvidos no projeto. Entre as suas principais funções estão: definir requisitos do produto e priorizar os requisitos de acordo com o seu valor de mercado; mudar os requisitos e prioridades a cada Sprint; aceitar ou rejeitar o resultado de cada Sprint.

O Scrum Team é a equipe de trabalho, formada por cerca de 5 a 9 membros, responsável por fazer a seleção dos itens que serão executados durante a Sprint.

Já o Scrum Master é o responsável por garantir que o time funcione perfeitamente e seja produtivo. É ele quem protege o time de interferências externas e garante que o processo seja seguido corretamente.

Quer saber mais?

Receba um video diretamente no seu whatsapp com o instrutor da Apex Leandro Silva falando mais sobre as vantagens do Scrum. Envie a mensagem “SCRUM” para (47) 99760-0011 e nós enviamos o video pra você!