Vamos imaginar que você possui uma empresa que faz serviços de limpeza em residências. Você sabe que a missão da sua empresa é limpar casas, mas você não tem um propósito bem definido para explicar à sua equipe porque eles devem fazer sempre o seu melhor.
Então você contrata uma pessoa, explica como ela deve limpar as casas e pronto. A partir de então ela precisa acordar cedo todos os dias, pegar uma condução e se dirigir até a casa de seus clientes para varrer, limpar, lavar, passar, guardar e deixar tudo em ordem.
Todos os dias ela precisa fazer isso em diferentes residências, e ao final do expediente volta para sua própria casa, cansada, onde precisa fazer os mesmos serviços para sua família.
Como você acha que esta pessoa estará se sentindo no final da semana? Será que ela conseguirá executar seus serviços com a devida eficiência, para agradar seus clientes?
Agora, imagine uma outra empresa da cidade, que executa o mesmo serviço que você, mas que possui um propósito bem definido: “Contribuir para o bem estar e felicidade das pessoas, cuidando com carinho e dedicação da casa onde elas moram”.
Cada nova colaboradora desta empresa recebe um treinamento explicando a importância de fazer com que cada cliente sinta-se único. Cada uma sabe que o seu trabalho faz grande diferença na vida das famílias por onde elas passam, deixando as casas limpas e cheirosas para que todos sintam-se bem e felizes.
Ao final de cada dia de trabalho você mesmo busca a sua funcionária na casa onde ela está trabalhando, e a leva de volta para sua casa, onde ela pode chegar mais cedo e ter tempo para cuidar da sua própria família.
Como você acha que esta funcionária estará se sentindo no final da semana? Com certeza ela estará muito mais feliz e descansada do que a sua funcionária, não é mesmo?!
E qual destas duas colaboradoras executará seu serviço com mais eficiência e agradará mais seus clientes?
Isso mesmo! Aquela que entende o porquê de estar fazendo o que ela faz, aquela que sabe que seu trabalho faz uma grande diferença na vida das famílias por onde ela passa e é reconhecida pelo seu gestor!
As pessoas precisam de algo que dê sentido às suas vidas, precisam de um motivo nobre para levantar todos os dias e executar suas funções.
Ao oferecer algo que dê sentido aos seus colaboradores você os transforma em cúmplices, e ter uma equipe engajada com o propósito da sua empresa é o que você mais precisa para alavancar as suas vendas.
Afinal, são os seus colaboradores que têm contato direto com seus clientes, e se eles estão engajados com o propósito da sua empresa conseguirão conquistar o cliente e aumentar as vendas da sua empresa.
Em entrevista para a Revista Exame, o publicitário Joey Reiman, apontado pela revista americana Fast Company como um dos gurus que vão mudar o jeito como trabalhamos, afirmou que “as companhias brasileiras ainda não perceberam essa grande oportunidade. Elas ainda precisam descobrir seu propósito”.
Ou seja, definir seu propósito é uma grande oportunidade para alavancar as suas vendas!
Da mesma forma que pessoas que não encontraram um propósito de vida, as empresas que não possuem uma filosofia definida costumam sofrer de crise de identidade e padecem com resultados medianos.
Agora, companhias que conseguem estabelecer claramente seus propósitos têm facilidade para atrair e reter talentos, e transformam sua cultura em diferencial competitivo no mercado.
Quando uma empresa entende a real razão da sua existência, ela consegue alcançar níveis de sinergia muito melhores. E as pessoas que trabalham nestas companhias executam suas atividades não apenas pelo salário que irão receber ao final do mês, mas porque acreditam que estão fazendo algo que fará diferença na sociedade e algo que as deixam realizadas como profissionais!
E é muito comum os clientes destas empresas tornarem-se seus fãs, e não apenas clientes, se relacionando com a empresa de forma leal e duradoura.
Como definir o propósito da sua empresa
O primeiro passo para definir o propósito da sua empresa é fazer uma análise do que ela executa. É uma empresa de serviços? É uma empresa que vende produtos? Que tipo de serviços ou produtos? O que estes serviços ou produtos fornecem de bom para seus clientes? Qual a diferença que este produto ou serviço pode fazer na vida das pessoas?
São perguntas que precisam ser respondidas.
Uma empresa de cobrança judiciais, por exemplo, pode ser vista simplesmente como uma empresa que corre atrás das pessoas para fazer cobranças; ou pode ser vista como uma empresa que ajuda as pessoas a negociarem suas dívidas e recuperarem o crédito no mercado. Tudo vai depender da forma como o seu propósito for definido.
Deu pra entender?
A verdade é que em qualquer atividade sempre é possível encontrar uma finalidade nobre por trás da tarefa em si. Acredite, eles sempre estarão lá. Basta olhar com atenção e você os encontrará.
Depois de definir seu propósito é de extrema importância que você trabalhe de forma incansável para disseminá-lo, primeiro aos seus colaboradores e depois aos seus clientes.
Todos os seus colaboradores precisam compreender o seu propósito e abraçá-lo como seu próprio motivo de vida. Quando a sua equipe entender que há algo nobre por trás do seu trabalho, será muito mais fácil fazer com que todos “vistam a camisa” e trabalhem focados em alcançar os melhores resultados para a sua corporação.
Mas tome cuidado, muitas empresas definem propósitos apenas de forma genérica, como slogans de marketing e de forma vaga e vazia demais para se tornarem realidade.
Seu propósito deve ser algo construído em torno do que a organização pode oferecer. Sua raiz deve ser moral e voltada para seus colaboradores, seus clientes, e para a sociedade e não apenas ao lucro.
E de nada adianta propagar algo nobre se no dia a dia sua empresa continuar tendo e aceitando atitudes incoerentes, é preciso definir seu propósito e promover ações que ajudem seus colaboradores a colocarem ele em prática.
De nada adiantaria ao empresário que citamos no início deste artigo ensinar aos seus colaboradores que o propósito da sua empresa é “Contribuir para o bem estar e felicidade das pessoas, cuidando com carinho e dedicação da casa onde elas moram”, se ele mesmo não contribuísse para o bem estar de seus colaboradores com ações práticas, buscando elas e levando em casa ao final do expediente, por exemplo.
Torne o seu negócio em uma empresa imbatível!
Empresas imbatíveis possuem colaboradores engajados com sua cultura e clientes encantados com a forma com a qual são atendidos e servidos pela sua empresa.
E é isso que o palestrante Alexandre Espíndola vai ensinar aos participantes do curso Modelo Disney de Excelência em Atendimento, que vai acontecer aqui na Apex Ensino no próximo dia 27 de junho.
Alexandre é especialista na arte de encantar pessoas, e estudou a fundo durante os últimos 20 anos como ajudar empresas que precisam se diferenciar dos concorrentes, engajar a equipe e conquistar a lealdade de seus clientes.
Seu objetivo é fazer com que você consiga alcançar resultados transformadores na sua forma de vender o seu produto ou serviço!