Um dos momentos mais desafiadores de qualquer gestor é a hora de desligar um colaborador que integra a sua equipe. Dar tchau nem sempre é tão simples, afinal, por mais justo que seja o motivo da demissão, à sua frente está uma pessoa, com sonhos, planos, e uma carreira sendo interrompida.

Se você ocupa um cargo de liderança e no momento está enfrentando essa situação, fique calmo. A dica dos especialistas em Gestão de Pessoas é que você se prepare antes de partir para a ação, para que o processo aconteça sem maiores atritos.

Dar uma explicação clara sobre os motivos da rescisão e conversar com a pessoa em particular são algumas medidas essenciais neste momento, e que podem ajudar a amenizar a sensação de angústia por parte do colaborador desligado.

Uma demissão malconduzida pode ocasionar em um processo trabalhista e, para as micro e pequenas empresas, por exemplo, um processo trabalhista pode inclusive comprometer a estabilidade financeira do negócio.

Por isso, pensando no bem da empresa e no valor do colaborador como pessoa, é sempre muito importante tomar alguns cuidados na hora de demitir um colaborador.

 

Comunique você mesmo a decisão de demitir a pessoa

A notícia é ruim e muitas vezes pode ser tentador repassar a tarefa para outra pessoa, como o gerente de RH ou até mesmo o contador da empresa. Mas, desligar um membro da equipe é responsabilidade do líder e é você quem deve fazer esse comunicado ao colaborador.

Uma dica importante é, ao final da conversa, entregar ao colaborador desligado um documento por escrito, pois existe uma grande possibilidade dele ficar confuso após receber a notícia da sua demissão e esquecer-se de tudo o que foi conversado.

Portanto, lembre-se de entregar a ele um documento por escrito com as informações importantes que você repassou durante a conversa, como a forma de receber o último pagamento, por exemplo.

 

Escolha o melhor momento e seja breve

Segunda-feira pela manhã ainda é o dia preferido entre os especialistas de Recursos Humanos para desligar um colaborador, pois permite que o funcionário saia logo em busca de emprego.

Por outro lado, se demitir a pessoa numa segunda-feira, durante pelo menos dois dias as pessoas comentam sobre a demissão, o que leva alguns especialistas a indicarem a sexta-feira para fazer o comunicado do desligamento.

Mas a verdade é que não existe dia certo, mas sim o momento certo. E o melhor momento para fazer a rescisão é o mais breve possível após a tomada de decisão.

Quanto ao horário, o ideal é fazer o comunicado no início do dia, para que o funcionário tenha tempo de assimilar a notícia e se despedir dos colegas de trabalho.

E lembre-se que ao chamar o colaborador para este momento delicado sua tarefa é lhe dar um aviso, por isso, seja breve. Cerca de 15 a 20 minutos são suficientes para comunicar a decisão da empresa e os passos a serem dados a partir da do momento da rescisão.

Seja claro e específico ao informar os motivos da rescisão. Não tente enganar ou esconder alguma informação. Quanto mais o funcionário souber sobre os motivos da demissão, menor a probabilidade de atribuí-la a outras causas mais negativas.

 

Sensações e atitudes que você deve evitar

Se você é um verdadeiro líder, sabe valorizar e se preocupar com as pessoas, e por isso neste momento é preciso tomar muito cuidado. Por mais que você saiba que a pessoa a ser demitida tem família para sustentar ou qualquer outro problema, não demonstre pena.

Também evite fazer comparações entre o desempenho da pessoa com os demais integrantes da equipe. Isso pode levar a desentendimentos e gerar inimizades e discórdias entre os demais membros da equipe que permanecem na empresa.

 

Seja cordial e deixe as portas abertas para novas oportunidades

Nunca se sabe o dia de amanhã, não é mesmo?! Portanto, trate o colaborador a ser desligado com cordialidade e simpatia.  Por mais que isso possa parecer impossível no momento, não pode deixar de pensar no futuro da empresa, e deixe claro que ele pode voltar algum dia a negociar com vocês.

E lembre-se de agradecer pelas atitudes e resultados positivos que a pessoa trouxe para a equipe e para a empresa. Afinal, esse mesmo funcionário pode vir a trabalhar em um cliente ou em um concorrente da sua empresa, e eles talvez saibam do que o demitido passou.

 

Situações como demissão e outras relacionadas à Gestão de Pessoas são abordadas no curso de Desenvolvimento de Líderes da Apex.