Saudades da época de que para ter sucesso na área financeira de uma empresa e crescer, bastava saber bem apenas de como funcionava um contas a pagar e também de como funcionava um contas a receber e ter um mínimo de confiança do dono da empresa.
Mas os tempos são outros!
Agora, você vê seu chefe falando de:
– Ciclo operacional e financeiro, Ebitda, EVA, Margem bruta, de contribuição, operacional e líquida, Lucratividade, Rentabilidade, Método Du Pont, Giro x Margem, IPO,Custo de Oportunidade do Dinheiro, Custo Médio Ponderado de Capital e tantos outras coisas que você até ter visto na época da faculdade, mas naquele momento não tinha oportunidade de conhecer na prática.
Isso mesmo, as margens ficaram mais apertadas, cada detalhe faz toda a diferença na empresa, o simples fato de deixar passar tudo pelo financeiro sem medir o desempenho de sua empresa, pode fazer que seu negócio perca valor ou até mesmo perca o rumo sem saber onde poderá chegar.
Está na hora de você ser um Profissional Financeiro Diferenciado!
O profissional de finanças precisa agregar, conhecer, levar conteúdo para reuniões, ajudar a construir métricas de desempenho do seu setor e de sua empresa, precisa fazer com que as pessoas que tomam a decisão tenham em mente o que é saudável e o que não é saudável perante o desempenho do mercado e de seus concorrentes, e você pode ajudar nisso!
Se você quer continuar crescendo, deve ficar antenado para as melhores práticas de gestão financeira, aliadas as modernas formas de gestão de dados levantadas pelos softwares, pois vão lhe dar uma nova visão de como sua empresa está caminhando e observar através de indicadores onde poderá melhorar.
Não são apenas empresas grandes que devem fazer gestão dos números financeiros, mas toda e qualquer empresa, desde o pequeno comércio até a grande indústria.
Lembre-se, o lucro está nos pequenos detalhes, que por sua vez, não são identificados nos relatórios simples, mas no cruzamento de dados, que no final apontarão o caminho da melhoria de processos e o local onde a empresa deverá gastar mais energia para conseguir maximizar os resultados.
Nas médias e grandes empresas, o volume de informações preocupa pelo fato de não saber qual informação é essencial para observar, acompanhar e perseguir, por isso saber mais do que pagar fornecedores e receber de clientes, o financeiro precisa estar atento a toda e qualquer informação que passa por este valioso setor, pois a riqueza de dados que é gerida pelo setor financeiro, pode fazer toda a diferença para um futuro próspero e sem surpresas para a empresa.
Busque entender, quais serão os diferencias de um gestor financeiro e vá em busca de conhecimento, pois as bases tecnológicas de gestão mais as formas diferenciadas de fazer negócio e agregar valor para o cliente e fornecedores é que farão toda a diferença para sua empresa continuar crescendo.