Curso: C#.NET Profissional

Aprenda os fundamentos da Linguagem C# e do Framework .NET

Carga horária:

Pré-requisitos: Lógica de Programação e SQL

Turmas de 12 alunos

c#.net

Ao aprender a programar com C# você  estará pronto para construir aplicações que rodam em diversas plataformas, como desktop, aplicações web e até aplicações para celulares.  C# é uma poderosa linguagem orientada a objetos, desenvolvida pela Microsoft, e que pode ser aplicada para diferentes canais, e exatamente por isso é muito utilizada pelas grandes empresas. Neste treinamento você vai aprender a dominar a Linguagem C# e vai conhecer as principais ferramentas do .NET Framework. Ao terminar este curso você será capaz de desenvolver aplicações com interfaces gráficas, lógicas de negócios e acesso a banco de dados. Esse conteúdo forma o que diversas empresas consideram necessário para contratar um Analista e Desenvolvedor C# em nível introdutório.

Tópicos do curso:

Introdução

Neste módulo introdutório você aprenderá um breve histórico da linguagem C#, saberá por que ela foi desenvolvida e em quais linguagens se baseia. Aprenderá também o que é o .NET Framework e como ele funciona.

Visual Studio

Aqui você conhecerá o Visual Studio 2013 Express, o ambiente de desenvolvimento dos produtos Microsoft. Você aprenderá como fazer a instalação básica da ferramenta no seu computador e conhecerá os tipos de projetos que você pode desenvolver através dela.

Tipos de Dados

Nesta sessão você aprenderá os três principais tipos de dados utilizados na Linguagem C#.  Aprenderá ainda o que são os valores variáveis e constantes desta linguagem..

Operadores

Conheça os operadores aritméticos da C#, os operadores de comparação, os operadores lógicos, os operadores de atribuição, e os operadores de concatenação. Você também conhecerá os operadores ternários, que têm como objetivo resolver de uma maneira mais simples uma expressão lógica.

Interação Básica

No módulo Interação Básica você aprenderá os métodos de interação em C#. Você saberá como é a estrutura sequencial de um projeto, como fazer comentários em C#, aprenderá sobre os comandos de saída e entrada, e conhecerá os recursos de criação automática de métodos.

Funções Predefinidas

Aqui você aprenderá as funções de manipulação de texto, que têm como objetivo preparar o texto para uma determinada ação. Também conhecerá as funções matemáticas e trigonométricas, que foram criadas com o objetivo de diminuir a quantidade de cálculos necessários em um código.

Comandos condicionais

Neste capítulo você irá aprender que uma das bases da programação é a comparação. Na linguagem C# a comparação ocorre através dos comandos if, else e switch.

Laços de Repetição

Aqui você descobrirá que o comando While é o mais simples dos laços de repetição em C#. Conhecerá ainda os comandos Do While, For, e Foreach.

Variáveis Indexadas

Neste capítulo você descobrirá que o C# suporta o armazenamento de informações indexadas, e essa indexação pode ocorrer de forma unidimensional, através de vetores, também conhecidos como Arrays; ou de forma multidimensional, através de matrizes.

Depuração de Códigos

Você saberá depurar códigos no Visual Studio 2013 Express, que contém ferramentas poderosíssimas de depuração. Conhecerá algumas funcionalidades de depuração como os breakpoints, os comandos de continuação, e os comandos step into e step over.

Orientação a Objetos

É neste capítulo que você conhecerá as principais funcionalidades que diferem o C# de outras linguagens tradicionais que também são orientadas a objetos. Você aprenderá o que são namespaces, e descobrirá que cada classe em C# tem como objetivo agrupar funcionalidades e informações que pertençam somente ao objeto que irá ser criado a partir dessa classe.

Tratamento de Erro

Aqui você descobrirá que as linguagens orientadas a objetos, como o C#, contam com uma estrutura que permite tratar erros de um modo muito eficaz e simples. E você conhecerá três estruturas para isso:  Try, Catch, e Finally.

Trabalhando com arquivos de texto

Neste capítulo você aprenderá a desenvolver um arquivo de leitura e gravação de arquivo de texto formatado, conhecimento que geralmente é solicitado aos candidatos a um cargo de programador júnior.

Introdução à Interfaces Gráficas

Neste módulo você descobrirá que todo sistema com iteração do usuário precisa de Componentes Visuais. Conhecerá o Windows Forms, um conjunto de ferramentas pré-prontas, que facilitam a vida do desenvolvedor .NET, e aprenderá a criar um projeto em Windows Forms.

Entendendo e Criando componentes de Formulários

Aqui você vai aprender que existem diversos componentes possíveis no Windows Forms e que cada componente é um Objeto, Instância de uma Classe. Você conhecerá os mais comuns componentes que precisa dominar até o final do curso.

Entendendo Eventos

Neste módulo você aprenderá que eventos são comportamentos de um determinado objeto, aprenderá para que eles servem,  e conhecerá os Eventos Click do Button, TextChanged do TextBox, Load do Formulário, SelectedIndexChanged do ComboBox e CellClick do DatagridView.

Lógica dos Formulários

Neste capítulo você irá aprender que sobre Objetos Formulários, conhecerá a Herança dos Formulários em C#, e descobrirá que todos os formulários em Windows Forms são Partial Classes –  uma única classe dividida em dois arquivos. 

Projeto Parte 1

Chegou a hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu até o momento.  Você criará um sistema que possibilite cadastrar alunos, professores, cursos e agendar cursos. Para isso, fará a modelagem do banco de dados, proposta de aplicação e proposta de interface gráfica.

Validações

Neste módulo você prenderá a validar componentes de texto, ComboBox, DateTimePicker, e o componente NumericUpDown..

Introdução à Object Relational Mapping

Aqui você aprenderá que o Object Relational Mapping é um Mapeamento relacional de Objetos. Descobrirá as vantagens e utilidades de um ORM, e descobrirá que existe o Entity Framework, o principal ORM da Microsoft.

Introdução ao Entity Framework

Neste capítulo você conhecerá a fundo o Entity Framework, o mais evoluído e completo ORM da Microsoft, feito especialmente para as linguagens do .NET Framework. Você descobrirá que através do Entity Framework é possível realizar qualquer tipo de operação com o banco de dados de maneira inteligente, otimizada e com melhor performance possível.

Funcionamento Básico do Entity Framework

Nesta sessão você irá criar um projeto e conectá-lo com um banco de dados SQL e assim, de forma prática, começará a entender o que faz e para que serve o Entity Framework.  

Modelos de Arquitetura do Entity Framework

Neste capítulo você conhecerá alguns modelos de arquitetura, como o Model First, o Database First, e o Code First, e aprenderá quando e como você deve utilizar cada um destes modelos de arquitetura.  

Acesso a Dados com o Entity Framework

Neste módulo você aprenderá que todo banco de dados  possui algum tipo de linguagem que permite realizar consultas a ele próprio. Você conhecerá o SQL, o LINQ, e o Lambda Expressions.

Trabalhando com LINQ

Nesse capítulo você verá quais são os principais comandos utilizados para realizar consultas com o LINQ – Language Integrated Query. Entre os comandos estudados estão: select, orderby, where, join, e count.

Trabalhando com Expressões Lambda

Neste capítulo você conhecerá os principais métodos para a utilização de Expressões Lambda como maneira de consulta ao banco de dados. Entre os comandos estudados estão: first, select, where, count, join, e orderby.

Manipulação de Dados – parte 1

Neste módulo você verá todas as possibilidades de inserção de dados em entidades do banco de dados criado durante o curso. Você descobrirá que ao trabalhar com Entity Framework, trabalhamos em memória e depois efetivamos o que precisamos no banco de dados, sendo muito mais fácil inserir, atualizar ou excluir dados.

Manipulação de Dados – parte 2

Aqui você conhecerá todas as possibilidades de atualização de dados em entidades de um banco de dados. Você descobrirá que as atualizações são feitas na memória e posteriormente efetivadas no banco de dados.

Manipulação de Dados – parte 3

Neste capítulo você verá as possibilidades de exclusão de dados em entidades de um banco de dados. Aprenderá a fazer exclusões de informações e exclusão de informações cascateadas.

Concorrência

Neste capítulo você aprenderá o que são concorrências e quais as melhores formas de tratá-las para que não ocorra uma possível mutação.

Projeto Parte 2

Chegou a hora de colocar em prática tudo o que você aprendeu até o momento. Você irá criar eventos necessários no projeto executado lá no início do curso. Fará a criação do modelo de validações, e a criação do projeto DTO. Fará ainda a estruturação da lógica e regras de negócios da aplicação.

Projeto Parte 3

Agora você aprenderá a manipular de forma prática os Dados do Microsoft SQL Server e para isso fará o cadastro de alunos, de professores e de cursos, e fará a atualização de alunos, professores e cursos.  

Projeto Parte 4

Nesta parte você aprenderá a executar funcionalidades e relatórios e para isso fará o agendamento de novos cursos, vai aprender a editar curso agendado, vincular alunos à cursos agendados, e aprenderá a fazer relatórios por data, por professor e por aluno.

Encerramento

O último capítulo deste curso apresentará a você o que está por vir na sua carreira como Programador C#. Você irá entender quais os próximos passos na sua carreira o melhor caminho para se destacar na sua profissão.

Conheça o instrutor:

Thiago Vieira

Thiago Vieira

Consultor em desenvolvimento

Possui 7 anos de experiência no mercado de análise, consultoria e desenvolvimento de software. Administrador da Bevieri Sistemas, onde presta serviço de consultoria e desenvolvimento para diversas empresas como Schneider, AB-Inbev, entre outras. Instrutor oficial credenciado pela Microsoft (MCT) desde 2013, possui 6 certificações Microsoft, entre elas C#, ASP.NET e SQL Server. É também formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e perito judicial na área de Tecnologia da Informação (TI). Na Apex é instrutor dos cursos de C# e ASP.NET MVC.

 

Gostou? Entre em contato e converse com a gente!

Noturno: 22/01/2018 a 02/02/2018

Sábados: 14/10 a 11/11

Noturno: das 18h30 às 22h30

Sábados: das 8h30 às 17h30

“Curso realmente muito bom, com didática precisa e  fácil de entender, e o lugar te faz se sentir em casa”.

William da Silva