Há alguns dias atrás eu estava conversando com um de nossos instrutores aqui da Apex sobre a grande variedade das linguagens de programação e ele me disse uma coisa óbvia, mas que eu nunca tinha parado para pensar…

Existe uma linguagem que todo Desenvolvedor precisa dominar, independente de codar em Java, C#, PHP, ou qualquer outra linguagem. Você sabe qual é?

Se você respondeu inglês, acertou na mosca!

Para iniciar os estudos de programação você precisa saber apenas o básico, afinal, todos os comandos estão em inglês. Mas, para ir além e se destacar na carreira, você precisa dominar este idioma universal.

E nosso instrutor disse isso com propriedade, pois ele mesmo já perdeu oportunidades de crescimento no passado por não dominar o inglês.

Na época em que ele fazia pós-graduação, a faculdade trouxe um renomado Desenvolvedor dos EUA para dar uma palestra sobre IOS e ele até foi na palestra, mas não conseguiu entender quase nada do que o palestrante falou, pois não dominava o idioma. Ou seja, perdeu uma baita oportunidade de aprender um conteúdo de qualidade, apenas por não saber o inglês.

Depois disso, ele decidiu que iria aprender esta importante linguagem e hoje já tem domínio do inglês!

Dominar o inglês é essencial para quem deseja se tornar um Desenvolvedor de Sucesso, pois para se tornar um profissional desejado pelo mercado você precisa se atualizar constantemente, e grande parte dos materiais publicados sobre as novas tecnologias está em inglês.

Os projetos opensource e que podem ser usados para aprender são em inglês e os erros que você recebe na hora de programar também. Ou seja, se não souber o idioma, você demorará muito mais tempo para aprender as novidades da sua linguagem de programação e seus frameworks.

 

Outras perdas 🙁

Não dominar o inglês pode prejudicar sua ascensão profissional também em outros momentos, como por exemplo, a busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho ou até mesmo um novo cargo dentro da sua própria empresa.

Hoje, a maioria das empresas de TI atende clientes de vários locais do mundo e exige conhecimento aprofundado do inglês para todos os seus colaboradores e se você não souber, pode ficar de fora.

Outra perda que você pode ter por não dominar o inglês é se você deseja trabalhar como freelancer, pois há muitas oportunidades de freelas para empresas do exterior.

 

OK, entendi que preciso aprender inglês, mas como posso começar a estudar esta linguagem?

Bom, se você está decidido a ser um Desenvolvedor desejado pelo mercado, então você já sabe que precisa dominar o inglês, certo?!  Se você, assim como grande parte de nossos alunos, ainda não domina esta linguagem, fique tranquilo. Está tudo certo. Basta você não deixar ela de lado.

Você pode aprender primeiro a codar e depois ir estudando inglês aos poucos. Ou você pode aprender as duas coisas em paralelo, e já ir estudando sobre programação em inglês… A forma não importa, o que importa é você não deixar de se especializar em programação e em inglês 😉

E para ajudar você neste início, nós separamos quatro dicas, que vão te dar os primeiros passos para iniciar essa jornada de se tornar um especialista na linguagem que todo Desenvolvedor deve saber. Confira!

Dica 1 – Aprenda jogando

Como um bom desenvolvedor, aposto que você também curte games, certo?! Então, a minha dica para você é um jogo gratuito e  muito divertido, que ensina inglês (e outras línguas) brincando, o Duolingo.

Neste jogo você precisa acertar palavras e frases para passar de fase, entre outros desafios, que segundo uma pesquisa da City University de Nova York e da Universidade da Carolina do Sul, te dão um conhecimento equivalente a um semestre de inglês após 34 horas de jogo.  :O

Dica 2 – Assista Filmes e Séries sem legenda

Esta é uma dica para quem já conhece um pouco de inglês e está habituado a ver filmes com a língua original. Se você ainda não conhece nada de inglês e sempre assiste filmes dublados, comece vendo os filmes em inglês com legendas, para se habituar ao idioma.
Mas.. se você já vê filmes ou séries no idioma original então siga esta dica que você vai se surpreender com a sua evolução no inglês. Comece vendo filmes ou seriados que você já assistiu várias vezes e por isso entende o contexto do enredo. Assista uma, duas, três, quantas vezes achar necessário. Quando você menos perceber já vai estar entendendo tudo o que os personagens falam 😉 E quando já tiver um bom conhecimento, desafie-se a ver um filme que nunca viu sem nenhuma legenda.

Dica 3 – Estude sobre assuntos do seu interesse  – em Inglês

É muito mais fácil aprender quando trata-se de um assunto do nosso interesse certo?! Então, se você curte tecnologia, compre revistas, artigos, acesse sites sobre este tema. Se você curte cozinhar, faça a mesma coisa com materiais sobre culinária. E assim vai, sempre buscando conteúdo em inglês sobre um assunto que você adore!  Comece a ler aos poucos, nem que seja com um dicionário do lado, e depois vá aprofundando o conteúdo. Conforme for entendendo as palavras e frases seu interesse vai ficar cada vez maior.

Dica 4 – Fale com quem sabe!

Com as dicas acima você já vai conseguir ler e entender melhor o inglês. Mas isso não basta! Você precisa saber falar inglês para poder dizer que domina esta linguagem. Então, depois de conseguir ler materiais do seu interesse em inglês, ver filmes em inglês e sem legenda… Chegou a hora de você praticar sua pronúncia!

A melhor forma de treinar é com alguém nativo, que ajudará a corrigir sua pronúncia. Existe uma plataforma online e gratuita muito bacana que é a rede social WeSpeke. Ali você pode praticar com textos, áudios e vídeos, onde de forma colaborativa o site une pessoas do mundo todo para que possam ensinar uma à outra sua língua materna. O site conta ainda com vocabulários, expressões e outros conteúdos em inglês, disponibilizados por bate-papos e diversas outras fontes digitais.