Olá pessoal, tudo bem?

Eu sou o Thiago Vieira, instrutor da Apex Ensino e hoje eu vou mostrar a vocês como é fácil rodar seu primeiro Programa em C#.

Para isso vamos pegar como tarefa criar um programa simples de cálculo de IMC (índice de massa corporal), destes que você vê nos sites de emagrecimento e fitness.

Mas, antes de começar, gostaria de me apresentar melhor. Trabalho há sete anos no mercado de análise, consultoria e desenvolvimento de softwares e sou instrutor oficial credenciado pela Microsoft desde 2013, com várias certificações, entre elas C#, ASP.NET e SQL Server.

O conhecimento teórico aliado à prática do dia a dia é um grande diferencial para quem está começando, por isso estou aqui para compartilhar com você um pouco da minha experiência.

Os treinamentos em programação aqui da Apex Ensino são uma ótima oportunidade para você que está começando a Programar se aprofundar nesta apaixonante linguagem que é a C#.

Então vamos lá!.

Se você está lendo este tutorial é porque já conhece um pouco de Programação de Softwares, certo?! Se você não conhece, mas quer iniciar na área, recomendo a leitura deste artigo que fala um pouco sobre a importância de aprender Lógica de Programação antes de se aprofundar em uma linguagem específica.

E para quem precisa aprender mais sobre Lógica de programação, a Apex Ensino tem um excelente treinamento, com 16 horas de aulas presenciais e um conteúdo diferenciado para garantir o seu aprendizado.

Agora, se você já conhece a base da lógica de programação e está ansioso para começar a criar seu primeiro programa em C#, vamos começar então.

 

Instalando o Visual Studio

Para programar em C# você precisa ter instalado em seu computador um programa chamado Visual Studio. Existe uma versão gratuita que pode ser baixada direto do site da Microsoft neste link aqui: www.visualstudio.com/vs/community/

O Microsoft Visual Studio é o principal IDEIntegrated Development Environment / ambiente de desenvolvimento integrado – com foco em desenvolvimento para e com o .NET Framework. Em outras palavras é o ambiente de desenvolvimento dos produtos Microsoft.

Assim que abrimos o VS ele faz as configurações básicas, o que dependendo do processamento da máquina, pode demorar um pouco. Assim que concluídas as configurações, teremos alguns itens em aberto, conforme a imagem abaixo:

visual studio

A Start Page é a página oficial de entrada do VS seja qual for sua versão. Ela trará as últimas novidades sobre a versão corrente e outras tecnologias disponíveis.

Na própria Start Page é possível visualizar o tópico “Start” que contém os links “New Project”, “Open Project” e “Open from Source Control”.

Esses links são basicamente atalhos para criar um novo projeto, abrir um projeto existente e abrir um projeto usando um controlador/administrador de códigos respectivamente.

Existem diversos tipos de projetos no Visual Studio, os principais são: Console Application, Windows Forms e ASP.NET MVC.

Neste artigo iremos abordar especificamente o Console Application, e faremos um exemplo de como criar um programa em C# que leia os valores do peso e da altura de uma pessoa e calcule seu IMC.

Para isso, siga os seguintes passos:

1 – Abra o Visual Studio.

2 – Na barra de menu (superior), escolha ArquivoNovoProjeto. A Caixa de diálogo Novo Projeto será exibida.

3 – No item “Instalado”, abra o item “Modelos”, expanda a opção Visual C# e escolha Aplicativo do console (Console Application, se estiver em inglês) – conforme a imagem abaixo.

C#

4 – Na caixa Nome, especifique um nome para o projeto e escolha o botão OK. O novo projeto aparecerá no Gerenciador de Soluções (na parte direita da tela).

5 – Se o arquivo Program.cs não estiver aberto no Editor de Códigos, na parte direita da tela dê dois cliques em cima dele.

6 – Escreva o conteúdo/código do arquivo  Program.cs conforme abaixo:

 

using System;

namespace Apex

{

   class CalculoImc

   {

       static void Main()

       {

            // Primeiro inicializamos as variáveis com o tipo decimal e atribuímos o valor 0 a elas

          decimal peso = 0;

           decimal altura = 0;

         // Esta linha irá escrever o texto entre parenteses na tela

           Console.WriteLine(“Digite seu peso:”);

           // Lemos do teclado o peso que o usuário digitou e atribuimos à variável peso o valor digitado.

          peso = Convert.ToDecimal(Console.ReadLine());

 

          Console.WriteLine(“Digite sua altura:”);

           // Lemos do teclado a altura que o usuário digitou e atribuimos à variável peso o valor digitado.

          altura = Convert.ToDecimal(Console.ReadLine());

 

           // Inicializamos uma variável genérica “var” que receberá o resultado do cálculo do IMC (fórmula matemática)

          var resultado = pessoa / (altura * altura);

 

            // Escreve na tela o resultado

            Console.WriteLine(“Seu IMC é:” + resultado);

 

           // Mantém a janela do prompt de commando do DOS aberta até que seja pressionada uma tecla

           Console.WriteLine(“Pressione qualquer tecla para sair.”);

           Console.ReadKey();

       }

   }

}

 

7 – Por fim, pressione a tecla F5 para executar o projeto. Será exibida uma janela do Prompt de Comando com o resultado da compilação.

 

É isso ai!

Se você seguiu todos os passos corretamente, você tem agora em mãos seu primeiro Programa em C#. Parabéns!

E se você gostou de programar com essa poderosa linguagem, recomendo saber mais sobre ela e aqui neste artigo onde você encontra boas informações.

Para aprender muito mais e tornar-se um Programador Especializado em C# você pode se inscrever na próxima turma de C# da Apex Ensino. Garanta sua vaga lá, Será um prazer conhecê-lo pessoalmente!

Conheça o curso de C# da Apex >>

Abraços e uma ótima semana para você!