Entrar no mercado de trabalho é um dos maiores desafios dos jovens atualmente. Após passar vários anos frequentando apenas os bancos escolares, quando finalmente chega a hora de escolher uma profissão muitos se sentem perdidos, não sabem exatamente o que desejam fazer, e não possuem experiência suficiente para serem contratados pelas empresas.

Além de todos estes desafios, ainda existe a dificuldade econômica que o país vem enfrentando, com altos índices de desemprego (segundo o IBGE já são 13, 5 milhões de desempregados no Brasil), ofertas cada vez mais escassas, concorrência cada vez mais alta e salários cada vez mais baixos.

Para os jovens que curtem tecnologia, uma boa opção é investir na Carreira de Programador de Softwares.

É possível aprender a profissão antes mesmo de entrar na faculdade, afinal, existem excelentes treinamentos que ensinam os conhecimentos básicos da profissão.

E estes conhecimentos permitem que o jovem seja contratado como Programador Júnior, com salários que variam de R$ 1.700,00 a até R$2.000,00, dependendo a sua experiência, conhecimento, perfil, e da região onde mora.

E o melhor de tudo é que, além da boa remuneração inicial, esta é uma carreira com muitas ofertas de vagas!

Em Blumenau e região, sobram vagas para quem deseja atuar na área de programação de softwares e os recrutadores estão à procura de profissionais com conhecimento técnico aprofundado, que gostem de programar, e que estejam dispostos a buscar novos conhecimentos e aperfeiçoamento constante.

Mas, não basta apenas adquirir conhecimentos técnicos para se tornar um bom programador e se tornar desejado pelo mercado.

É preciso muito mais para se tornar um profissional de destaque, afinal, a oferta de vagas é grande, mas a demanda de profissionais também aumenta a cada novo dia.

Chegou a hora de decidir…

Se você precisa escolher uma carreira para seguir e tem afinidade com as novas tecnologias, seguir a Carreira de Programador de Softwares pode ser uma boa indicação para você.

Para ajudá-lo a conhecer um pouco mais sobre esta promissora carreira, separamos algumas dicas sobre o que faz um programador, como se tornar um programador e quais as características que as empresas procuram em um profissional desta área.

Ao final deste artigo ainda contamos para você um case de sucesso, de um jovem que começou a estudar programação sem conhecer nada do assunto e hoje possui um cargo bacana em uma grande empresa de TI da cidade.

O que faz um Programador de Softwares

Para poder se tornar um programador você precisa primeiro saber o que faz um programador, certo?!

Pois bem, um programador de softwares é o profissional responsável por programar, codificar, criar, e testar sistemas de softwares. Ele executa a manutenção destes sistemas e faz eventuais correções necessárias visando atender às necessidades dos usuários.

Geralmente o programador trabalha em equipe com outros programadores e profissionais da TI, e por isso saber trabalhar em equipe é uma característica importante para este profissional.

A profissão pode ser dividia em basicamente quatro categorias:

Programador Desktop

Cria programas que vão funcionar em um computador ou numa rede de computadores, dentro de um sistema operacional como Windows, Linux ou MAC.

Programador Web

Programa sistemas de websites ou sistemas web, que funcionam na rede mundial da internet e são acessíveis de qualquer lugar.

Programador Mobile

Especializado em criar aplicativos para celulares e dispositivos móveis e trabalha com plataformas como Android, IOS, Windows Phone ou Java.

Programador de Jogos

Desenvolve jogos digitais, podendo desenvolver o programa em partes ou o  jogo inteiro. Pode criar jogos para computador, dispositivos móveis, videogames ou jogos que rodam em websites.

Existem outros tipos de programador, como o que trabalha com linguagens para banco de dados, conhecido como Administrador de Banco de Dados, entre outros, mas estes quatro citados acima são os mais comuns.

Dicas para quem deseja se tornar Programador de Softwares

Para se tornar o programador que o mercado deseja é preciso começar aprendendo a ter uma boa lógica, e para isso a dica é fazer um curso completo de Lógica de Programação. Esta será a base para o início da sua carreira de sucesso!

Além disso, você precisa escolher qual linguagem deseja aprender e a dica é que você fique ligado nas linguagens mais utilizadas em sua região. Em Blumenau a maioria das empresas trabalha com Java e C#, além de outras como Delphi, PHP e Javascript.

Programadores resolvem problemas, e só conseguirão chegar à solução depois de estudar cada detalhe. Por isso, um bom programador também precisa estar sempre atualizado, pois esta é uma área em constante mudança. Então, leia muito e se capacite sempre!

Leia tudo o que você encontrar sobre o assunto, compre livros, busque conhecimento na internet e, o mais importante: faça cursos que vão te ensinar a utilizar as linguagens de programação de forma assertiva.

Curiosidade é um diferencial do bom programador

E não se contente com tudo o que você lê, ouve ou aprende. Questione sempre. Por que isso é assim? De onde veio isso? Estas são perguntas que fazem parte da rotina de um profissional de programação.

Foi a curiosidade e o aprendizado constante que levaram o programador de softwares Felipe da Rosa Oliveira a alcançar sucesso em sua trajetória no ramo de TI. Mesmo após ter se formado na faculdade, Felipe não parou de estudar, nunca.

Se preparou e hoje atua em uma grande empresa de TI da cidade, é instrutor dos cursos de Lógica de Programação, SQL e Programador Java da Apex Ensino, e possui excelentes títulos, como a certificação Oracle Certified Professional Java SE 6 Programmer.

Neste artigo Felipe dá algumas dicas para quem deseja iniciar na carreira de programador e se você está mesmo interessado em dar um passo em direção ao sucesso, vale a pena dar uma lida nas dicas do profissional.

Características que as empresas procuram em um Programador

– Saber raciocinar de forma lógica

Programador utiliza códigos para transcrever um raciocínio lógico e resolver problemas, e por isso é preciso ter uma visão sistêmica da coisa.

Inscreva-se na próxima turma do curso de Lógica de Programação >>

 Saber se concentrar

Para solucionar um problema é preciso investigar, pensar e analisar cada detalhe com muita concentração.

– Ser paciente e persistente

Nem sempre os problemas serão solucionados em instantes. De repente tudo para de funcionar, e você não consegue descobrir o que está acontecendo. É preciso paciência para  ir fundo no problema e encontrar a solução.

– Ser disciplinado

Aprender é um processo lento. Quanto mais você estuda, mais descobre que há coisas para aprender e por isso é preciso ter disciplina para se capacitar e estudar todos os dias.

– Saber falar inglês

Um importante diferencial na vida de um programador é saber falar inglês. Todo conhecimento escrito em português nesta área é bastante restrito, e se estudar apenas os conteúdos disponíveis em português o programador terá apenas uma fina camada de todo o conhecimento disponível. Você pode até começar a programar sem saber falar inglês, mas para se tornar um programador de sucesso vai precisar estudar os conteúdos disponíveis em inglês!

Para você se inspirar… Um case de sucesso

E se você está pensando que até curte este lance de Programação, e adoraria iniciar em uma carreira tão promissora e com um salário tão bacana, mas não sabe nada do assunto e então será muito difícil aprender. Não desista!

Assim como você, o jovem William da Silva também não sabia nada de programação quando iniciou um curso na área. Ele fez vários cursos, e como sempre foi muito curioso (uma característica diferencial para um programador) não se limitou ao conteúdo das aulas, começou a ler muito sobre o assunto e a participar de grupos de discussão sobre o tema. Estudava nas aulas e em casa, e quando terminou o curso já estava com sua vaga de trabalho garantida.

Hoje, com 21 anos de idade, ele trabalha como Programador C# em uma grande empresa de Blumenau e tem um futuro promissor pela frente. “Agora estou fazendo um novo curso, para aprender sobre o framework ASP.NET, essencial para quem programa com C#. A minha dica para quem deseja se destacar é se atualizar sempre”, afirma o jovem.