Se você trabalha com a construção de interfaces de produtos digitais e sabe que precisa saber mais, fazer mais, e ir mais além na hora de criar seus templates, porém se sente perdido na hora de buscar informações e novos conhecimentos, este artigo é para você.

O mundo de TI é super dinâmico e a cada momento surgem novas tecnologias em todas as áreas.

A situação não é diferente quando o assunto é a construção de páginas web que ofereçam a melhor experiência para o usuário. Todos os dias surgem novos recursos, novos plug-ins, um jeito diferente e mais eficiente de realizar alguma tarefa, e você precisa estar antenado a tudo isso, para garantir o melhor resultado ao desenvolver suas interfaces.

Assim como você, dezenas de outros desenvolvedores front-end sentem-se perdidos na hora de buscar estas novas informações, e isso acontece principalmente com aqueles profissionais que aprenderam sozinhos.

A verdade é que, no decorrer dos últimos anos, muitas empresas acabaram “promovendo” programadores de back-end  ou até mesmo designers para atuar como desenvolvedor front-end, e ao se deparar com a função tanto um quanto outro acabam aprendendo tudo sozinhos.

Isso acontece pois há grande demanda de oportunidades nesta área e poucos profissionais realmente preparados para atuar como desenvolver front-end, ou, algumas vezes, devido ao fato de a empresa não estar verdadeiramente engajada em ter um profissional que realmente estudou e se especializou na função.

O resultado disso é que existem hoje no mercado muitos programadores front-end que aprenderam sozinhos, testando, buscando informações na internet (que oferece muita coisa boa, mas também muito lixo) e a cada vez que buscam conhecer novas tecnologias sentem-se perdidos.

Para você ter uma ideia da situação, veja este depoimento de um designer que atua como front-end. O depoimento foi feito em um Fórum de Discussões sobre o assunto:

“Como um novato que não manja muito de programação, (fiz faculdade de Produção Multimidia, que é algo mais voltado pro design do que para a programação em si) ao ler sobre todas as coisas que um verdadeiro Front-End deve saber, me sinto como uma criança embaixo de uma enorme montanha, sem saber por onde ir, nem por onde começar a escalada para conseguir chegar ao topo…. Já tentei inúmeras vezes ver vídeo aulas, ou ler tutoriais, e o máximo que eu consegui foi ficar mais e mais confuso, pois sempre quando eu sento para ler sobre alguma coisa, esse texto cita inúmeras referências, e eu fico perdido, sem saber por onde começar”.

 

Viu como é difícil se atualizar quando não há uma base consistente de aprendizado inicial da função?

 

Assim como este jovem, muitos outros profissionais que “caíram de pára-quedas” na função de desenvolvedor front-end também enfrentam dificuldades para construir um código limpo, bem documentado e estruturado, que gere páginas web rápidas, se preocupe com a performance total do cliente-side, e consiga dar suporte a todos os navegadores e dispositivos que o cliente necessitar.

E as dificuldades são ainda maiores ao buscar novos conhecimentos referentes às novas tecnologias, e somente ao se manter atualizado com estas novas tecnologias é que você se tornará um Programador Front-End preparado para chegar ao topo!

 

Três coisas que você precisa saber para ser um programador front-end seguro

A melhor maneira de se tornar um Desenvolvedor Front-End preparado para chegar ao topo é aprendendo a base de forma certeira.

Ao adquirir uma base excelente, você estará pronto para sempre buscar novos conhecimentos na área, pois entenderá de forma efetiva como o desenvolvimento de interfaces funciona e não será mais um destes programadores que abusam de bibliotecas JavaScript, simplesmente porque não sabem realmente como funciona o Javascript, ou abusam de Plugins Javascript, usando o código de outras pessoas sem ser capaz sequer de lê-los, ou ainda, adicionam frameworks CSS nas aplicações para utilizar apenas 5% do CSS, sem olhar quaisquer requisitos, projetos, ou fazer qualquer tipo de comparação ou avaliação.

Nada contra quem trabalha desta forma, porém, estas práticas fazem de você um desenvolvedor front-end despreparado e atuando sempre assim você jamais conseguirá chegar ao topo, pois falta conhecimento verdadeiro ao executar sua função.

 

Eu vou te explicar 3 coisas que você precisa saber para ser um programador frontend seguro e não se sentir intimidado diante de tantas novidades que surgem dia a dia:

– Você precisa conhecer a fundo Javascript nativo, saber quando fazer algo a partir do zero procurar o código de outros, e ao mesmo tempo ser capaz de avaliar os prós e os contras de usá-los em seus projetos.

– Você precisa conhecer a fundo e saber usar bibliotecas modernas MVC Javascript, como por exemplo AngularJS, EmberJS, ou ReactJS.

– Você precisa ter conhecimento e saber usar os padrões CSS, convenções e estratégias modernas e outras técnicas que vão ajudar a dar segurança na hora de criar suas interfaces.

Estes são apenas alguns tópicos essenciais para um Desenvolvedor Front-End que deseja  oferecer a melhor experiência para o usuário que utilizar seu produto digital.

 

Deixa eu te dar uma boa notícia!

uma boa notícia

O que você precisa para se tornar um Programador Front-End preparado para chegar ao topo é conhecer a fundo as ferramentas básicas utilizadas diariamente na função e assim ter conhecimentos básicos para compreender cada novo recurso ou novo plug-in que surge diariamente.

Neste novo treinamento que a Apex Ensino está lançando com exclusividade na região, você terá a oportunidade de aprender a fundo todas as linguagens, ferramentas e frameworks essenciais para se tornar um Programador Front-End preparado para o sucesso!

São 180 horas de aulas semanais, com um instrutor experiente e especializado no assunto, e que vai estar ao seu lado para ensinar toda a base necessária para você compreender a fundo as especificidades desta promissora carreira.

E o melhor de tudo é que você terá ainda 90 dias de suporte gratuito após o término do seu treinamento! Ou seja, poderá retirar com nosso instrutor todas as dúvidas que surgirem após o curso, enquanto você coloca em prática tudo o que aprendeu em sala de aula.

Ao aprender a base de forma efetiva, você estará completamente preparado para exercer a função de Front-End e será reconhecido como um profissional que é referência em sua área de atuação. Exatamente o tipo de profissional que o mercado está à procura!

E com todo este conhecimento, o que não vão faltar são oportunidades de crescimento para você!

 

O que você vai aprender nestas 180 horas de treinamento:

– HTML
– CSS
– Javascript
– Testes
– Angular 1
– Git/Github
– Webpack
– Gulp
– Jenkins
– Karma
– Angular 2
– ReactJS
– Vuejs

chegar ao topo

 

Então é isso, o recado foi dado… se você deseja saber mais sobre este treinamento que vai mudar para sempre o seu jeito de criar interfaces, então clica AQUI e faz contato com a gente que iremos ajudar você a dar os primeiros passos para transformar a sua carreira  e preparar você para chegar ao topo!