Se você chegou até este artigo é porque está interessado em aprender um pouco mais sobre programação, certo?!

A Carreira de Programador é uma das mais promissoras do mercado, com centenas de vagas e muitas oportunidades. Por exemplo, aqui em Blumenau, onde fica a Apex Ensino, há mais de 250 vagas em aberto para a área de Tecnologia da Informação.

São muitas empresas em busca de talentos prontos para os desafios do mundo tecnológico. E se você curte tecnologia, esta pode ser uma excelente oportunidade para você.

Mas, não basta gostar de computadores para se tornar um programador. É preciso ter raciocínio lógico, conhecer e se especializar em uma linguagem de programação, saber inglês, e algumas outras características que vamos abordar aqui neste artigo.

Talvez você já tenha lido algumas cosas sobre Lógica de Programação e esteja meio perdido em meio a tanta informação. Pode ser também que você até já tenha feito um curso online ou tenha se aventurado a criar um algoritmo sozinho, mas se sentiu perdido em meio a tantos códigos.

Se é assim que você se sente, fique tranquilo. Muitos programadores de sucesso começaram assim também, meio perdidos, mas depois de muito esforço e dedicação se especializaram e hoje são destaque no mercado.

É bastante comum se sentir confuso diante de tantos códigos em uma tela preta, principalmente para quem nunca havia estudado ou trabalhado com nada relacionado a programação de softwares.

A boa notícia que nós temos para você é que é possível entender de forma efetiva o que é Lógica de Programação, aprender a criar algoritmos, entender simplesmente tudo sobre uma, duas, até três, quatro ou cinco linguagens de programação. É possível!!

Se isso fosse verdade, não teríamos no mercado profissionais tão competentes, criando sistemas e programas que estão revolucionando a nossa forma de ver o mundo e de se relacionar com as coisas. Eles também começaram do zero!

E você pode sim se tornar um destes profissionais que criam sistemas capazes de automatizar processos e facilitar a vida de todo mundo. Basta querer e saber exatamente o que fazer.

Só que é preciso aprender do jeito certo…

Talvez, um pouco da sua confusão ao se deparar com códigos seja devido ao fato de tentar aprender sozinho. Nessa trajetória é muito importante ter um tutor ao seu lado. Poder retirar dúvidas com alguém que entende muito de programação pode ser a diferença para ajudar você a compreender de fato como funciona a criação de programas de softwares.

E se este é o seu caso, a melhor opção é encontrar um profissional disponível para te ajudar nessa jornada de aprendizado.

Aqui na Apex nós temos aulas presenciais para quem deseja iniciar na carreira de programador de softwares. Em nossos cursos de Lógica de Programação e Banco de Dados SQL, você aprende toda a teoria e realiza exercícios práticos para compreender a fundo o que foi ensinado, e em todo o processo você recebe atenção total do instrutor, pois trabalhamos com turmas pequenas, justamente para que cada aluno possa ter no instrutor o seu tutor!

Agora, pode ser que a sua dificuldade em dar os primeiros passos como programador de softwares seja devido ao fato de ter aprendido de forma errada, em sem uma ordem necessária.

Por exemplo, se você começou a ler sobre programação, se interessou pelo assunto, e foi logo estudando uma linguagem, você provavelmente deve estar com dificuldades pois não aprendeu a base para ter sucesso na hora de programar, que é a Lógica de Programação.

E se este é o seu caso, fique atento que nós vamos te mostrar o que você precisa saber para iniciar de forma correta e certeira na Carreira de Programador.

 

Comece aprendendo Lógica de Programação

A base para o desenvolvimento em qualquer linguagem é a lógica de programação e esta deve ser a principal arma de um programador. O profissional que tem uma base de lógica bem construída consegue aprender qualquer linguagem, basta estudar e se dedicar. Afinal, com uma boa lógica, aprender uma nova linguagem de programação passa a ser muito mais uma questão de aprender a sintaxe desta linguagem e como aplicar a sua lógica dentro da linguagem.
4 motivos para você aprender Lógica de Programação

 

Pratique, mas pratique muito

Depois de aprender a Lógica da programação o próximo passo será escolher uma linguagem para você começar a programar, porém, antes de partir para esta etapa, é muito importante que você fique craque em lógica e você não se transforma em um expert apenas estudando, é preciso fazer muitos exercícios práticos.

Então, instale o Visualg no seu computador, aprenda a compreender o programa, e crie vários algoritmos. Faça exercícios até se sentir seguro para passar a aprender uma linguagem.

E se você ainda não sabe o que é um algoritmo, corre pra este post aprender do que estamos falando.

 

Comece pelo básico

As linguagens de programação evoluem constantemente e cada uma delas tem uma versão “mais bacana” e preferida entre os grandes profissionais. Mas, se você está começando, comece pelo básico. É muito melhor você aprender a linguagem básica e depois estudar mais até chegar no estágio cool.

A dica é começar aprendendo o básico das linguagens mais utilizadas na sua região, o que no caso de Blumenau seriam as Linguagens Java e C#.

Saiba mais sobre as linguagens de programação mais utilizadas no mercado.

 

Enfim…

Programadores resolvem problemas, e só conseguirão chegar à solução depois de estudar cada detalhe. Por isso, um bom programador também precisa estar sempre atualizado, pois esta é uma área em constante mudança. Então, leia muito e se capacite sempre!

E se você quiser aprender de forma efetiva, com um tutor que estará ao seu lado para retirar todas as suas dúvidas, aqui na Apex nós temos um excelente treinamento que te ensinará de forma consistente a base para começar a programar, e você ainda poderá escolher entre as duas principais linguagens utilizadas na região de Blumenau: Java e C#.

E ao finalizar o treinamento você estará apto a concorrer ás mais de 250 vagas abertas no mercado de TI de Blumenau!