Você já deve ter lido por aí que a bola da vez para 2017 é a Gestão de Projetos, certo?!

Pois saiba que não só em 2017, mas em 2018, 2019, 2020, e por muitos anos ainda esta promete ser uma promissora carreira, e aqueles que estiverem preparados poderão se dar bem – muito bem – atuando com projetos nas mais variadas áreas profissionais.

Segundo o Project Management Institute (PMI), que é uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos do mundo, o Brasil é o quinto país que mais vai oferecer oportunidades para Gestores de Projetos nos próximos anos, com cerca de 1,3 milhão de novas vagas.

Em Blumenau o cenário é bastante semelhante. A cidade possui diversas empresas de tecnologia da informação e praticamente todas elas atuam com projetos para atender aos seus clientes com mais eficiência, controle e resultado.

A cada dia novos projetos são criados e por isso a demanda por profissionais que conhecem a fundo as melhores práticas de gestão de projetos recomendadas pelo PMI é crescente.

Profissionais que possuem conhecimento técnico e vivência na gestão de pessoas e equipes são os mais desejados pelos recrutadores, e se destacam na hora da seleção de candidatos para estas oportunidades.

Importante:

Se você já atua com projetos e deseja saber como dar os primeiros passos para tornar-se um Gerente de Projetos, que é o profissional responsável por planejar e trabalhar para que um projeto saia do papel, sugerimos que você pule esta parte e vá direto para o tópico seguinte, onde apresentamos um passo a passo para você construir a sua carreira como GP.

Agora, se você ainda é novo na área de Gestão de Projetos, e deseja obter informações para, quem sabe, entrar nesta  carreira, é importante você saber algumas coisas antes de pensar em tornar-se efetivamente um Gerente de Projetos.

Conhecendo a Gestão de Projetos desde os fundamentos

Antes de começar a atuar com projetos é muito importante saber o que é um projeto, como elaborá-lo, como determinar seu ciclo de vida, quais as áreas de conhecimento necessárias para executar um projeto, como fazer uma análise de viabilidade, e outras informações primárias.

Este tipo de informação é essencial para quem deseja começar a trabalhar com projetos e pode ser adquirida no Curso de Gerenciamento de Projetos Fundamentos da Apex.

Somente depois de conhecer a melhores práticas determinadas pelo Guia PMBOK, do PMI, é que você poderá começar a atuar na área.

A dica para quem está iniciando é, após obter o conhecimento teórico, ir em busca de oportunidades para colocar a teoria em prática.

Então, se a empresa onde você trabalha atua com projetos mas você não está no time, peça para fazer parte, nem que seja de forma voluntária.

Mostre que você tem interesse em trabalhar com projetos, que você fez cursos para aprender as melhores práticas e que deseja contribuir com a equipe da sua empresa.

Se você não está trabalhando ou não existe uma área de projetos na sua empresa, você pode se candidatar como voluntário para liderar um projeto em uma organização não-governamental da sua cidade, por exemplo.

Não importa onde ou com qual tipo de serviço, o que importa é você colocar em prática seus conhecimentos sobre projetos.

Primeiros passos para quem deseja se tornar um Gerente de Projetos

O Gerente de Projetos Leandro A. Silva, especialista com Certificação PMP e conhecimento em métodos ágeis, gestão da inovação e design thinking, separou alguns passos iniciais para quem está começando a atuar com projetos e deseja, em um futuro próximo, tornar-se um gerente de Projetos.

Segundo Leandro, a primeira coisa que uma pessoa interessada em se tornar GP precisa saber, antes mesmo de começar a estudar, é entender a importância que este profissional tem na área em que pretende atuar.

Veja exatamente o que faz um Gerente de Projetos

“Depois que a pessoa tiver certeza de que é esta área que deseja atuar, acredito que é essencial montar um plano de carreira, e para isso indico que busque ajuda especializada. Eu levei cerca de três anos e meio para chegar ao cargo de Gerente de Projetos e só assumi o cargo quando me senti seguro e preparado para gerenciar projetos de média e alta complexidade na minha área de atuação”, revela o especialista.

Mas, antes de assumir uma vaga de gerência, Leandro estudou muito, se especializou, adquiriu certificações e atuou de forma efetiva em vários projetos, onde obteve conhecimento suficiente para tornar-se um Gerente de Projetos de sucesso.

Conheça 5 habilidades essenciais de um Gerente de Projetos de Sucesso.

Agora vamos aos passos para você se tornar um GP:

Passo 1 – Entenda onde você está

Avalie a sua formação, a sua área de atuação, e faça pesquisas sobre as oportunidades de vagas para GP na sua área.

Muitas pessoas pensam que há vagas para GP apenas na área de TI, mas isso não é verdade. A área de TI trabalha muito com projetos e, por isso, tem muitas oportunidades, mas o gerente de projetos pode atuar em uma área bem ampla, pois os processos de gestão de projetos podem ser aplicados a praticamente todos os tipos de negócios.

Depois de avaliar como está o mercado de projetos para a sua área de atuação, é importante avaliar seus conhecimentos sobre projetos.

Você conhece as técnicas e processos de gerenciamento apresentadas no Guia PMBOK? Sabe quais as características comportamentais esperadas de um GP? Sabe elaborar, acompanhar e encerrar corretamente um projeto? São algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo, para avaliar seus conhecimentos na área e descobrir onde você está.

 

Passo 2 – Defina onde você quer chegar

Ao saber onde você está fica muito mais fácil definir onde você deseja chegar e traçar um plano para alcançar seus objetivos.

Se você não conhece nada sobre técnicas de gestão de projetos, então a dica de Leandro é que você estude, muito, para aprender todos os métodos utilizados na gestão de projetos no Brasil.

Leia, faça cursos, comece a trabalhar com projetos, nem que seja de forma voluntária, e assim você iniciará seu primeiro contato com equipes de projetos e poderá começar a colocar em prática o conhecimento adquirido dia a dia.

Uma boa dica para começar a traçar sua carreira como GP é utilizar os conceitos do livro Business Model You, que podem ser combinados com o Business Model Canvas, como Ricardo Vargas em seu vídeo “Repensando o Seu Modelo de Negócios como Gerente de Projetos” sugere, explicando de forma simples e prática.

 

Passo 3 – Elabore uma estratégia para atingir seus objetivos

De nada adianta saber onde você quer chegar se você não mapear os passos que dará para chegar ao seu objetivo final que, neste caso, é tornar-se um Gerente de Projetos.

Elabore uma estratégia.

Primeiro você precisa conhecer a teoria, então comece a estudar, se organize para fazer treinamentos na área, assistir vídeos, ou participar de comunidades de pessoas que atuam com projetos.

Depois, você precisa adquirir experiência, então comece a trabalhar com projetos. Se a sua empresa possui algum projeto em andamento, voluntarie-se para fazer parte da equipe, nem que seja apenas para acompanhar. Se a empresa não possui, se ofereça para criar um projeto, ou então busque uma ONG que atue com projetos e contribua com o conhecimento que você já adquiriu.

No decorrer da sua trajetória você vai perceber que as certificações são muito importantes para alcançar o sucesso como GP, então elabore um plano para obter pelo menos uma certificação.

A maioria das empresas exige uma certificação específica de seus Gerentes de Projetos, além do conhecimento teórico e prático. A certificação mais reconhecida pela indústria é a Certificação PMP, concedida pelo Project Management Institute (PMI).

Esta certificação atesta que o profissional tem formação, experiência e competência para conduzir e dirigir projetos em geral.

Para obter a Certificação PMP, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional e passar no Exame de Certificação PMP.

 

Veja as 6 dicas para obter sua certificação PMP.

 

Passo 4 – Avalie periodicamente seus resultados e os corrija, se necessário

Tão importante quanto ter uma estratégia é avaliar se ela está sendo bem executada. Por isso, organize-se para avaliar periodicamente seus resultados e corrija-os, se necessário.

Ao corrigir um passo errado no início da trajetória será muito mais fácil alcançar sucesso lá na frente, quando você estiver gerenciando uma grande equipe, de um grande projeto, por exemplo.

 

Agora é com você!

Ao seguir estes quatro passos você começará de forma mais assertiva a sua caminhada para tornar-se um Gerente de Projetos de sucesso.

Esta é uma área que tem crescido cada vez mais, principalmente pelo aumento na demanda de projetos dentro das empresas para gerar mudanças e mantê-las competitivas diante do cenário econômico do país.

E aqui em Blumenau não é diferente. A cidade é um polo de TI, e nestas empresas sempre há projetos em andamento e projetos novos surgindo, exigindo cada vez mais profissionais qualificados, com vagas abertas semanalmente e boas oportunidades para aqueles que estão bem preparados.

E se você deseja começar a se preparar, nós temos treinamentos completos para a sua formação em GP. Confira no menu dos cursos!

Boa sorte!