Sabe aquele cara da sua empresa que sempre está por dentro de tudo o que acontece no dia a dia da equipe, que conhece profundamente a rotina de trabalho, que consegue colocar em prática todo o planejamento feito pela direção, que sabe trabalhar sobre pressão e consegue enfrentar bem as mudanças de um ambiente dinâmico?

Este cara tem grandes chances de se tornar um gerente de projetos de sucesso!

Segundo o PMI, um gerente de projetos deve saber trabalhar sobre pressão, além de lidar com mudanças e com a complexidade de ambientes dinâmicos. Precisa saber estabelecer objetivos claros, e usar todas as suas habilidades e competências para inspirar a equipe e conduzi-la aos resultados esperados.

Estas são apenas algumas das características esperadas de um profissional que assume o desafio de gerenciar um projeto, seja ele de qual área for.

Ok, estas são habilidades de um GP. Mas o que ele faz especificamente?

O Gerente de Projetos é o profissional responsável por planejar e trabalhar para que um projeto saia do papel. Ele irá planejar, executar e acompanhar todos os passos, e para isso precisa dominar técnicas como saber administrar custos, tempo, riscos e pessoas.

Durante a execução de um projeto, é o GP quem define papéis, atribui tarefas, acompanha e documenta o andamento dos trabalhos, e para isso faz uso de ferramentas e técnicas apuradas.

É ele quem administra os recursos investidos no projeto e é quem integra as pessoas para trabalharem juntas por um só objetivo. Também é função dele monitorar possíveis riscos e estar sempre preparado para mudar de estratégia rapidamente, se necessário.

Projeto

Um projeto pode ser definido como o planejamento de um conjunto de tarefas a serem executadas por um grupo de pessoas com o objetivo de criar um produto ou um serviço. O desenvolvimento de um software, a construção de um prédio, o esforço de socorro depois de um desastre natural – todos são projetos.

É importante destacar que projetos são temporais, ou seja, possuem início, meio e fim, e a equipe envolvida neste trabalho possui um cronograma de ações e um prazo a cumprir para chegar ao objetivo.

O gerenciamento de um projeto, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas específicas para a execução de ações efetivas para que um projeto chegue ao seu objetivo final.

Trata-se de uma competência estratégica para organizações, que permite que as empresas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio para alcançarem melhor competitividade no mercado.

Sempre de olho

O gerente de projetos é o profissional que vai acompanhar todo o trabalho da equipe do projeto. Ele deve estar sempre de olho em tudo o que acontece e deve tanto liderar a equipe quanto gerir o projeto. Ou seja, precisa saber atuar com pessoas e processos.

O GP será sempre o principal responsável pelo acompanhamento das tarefas realizadas pela equipe. Por isso, é muito importante que ele saiba lidar com pessoas e consiga fazer com que elas desempenhem da melhor maneira possível suas tarefas.

Saiba quais são as 5 habilidades essenciais para um gestor de projetos neste artigo.