Identificou em qual lado você está?

Independente de sua posição dentro da empresa, tenho certeza de que em algum momento deste mês que passou, você ocupou espaço em ambos os lados.

Quando você está com uma série de obrigações financeiras e o seu caixa está curto ou raso, com certeza o tempo joga contra você, pois parece que tudo dá errado: cliente que não pagou na data, banco que não liberou o crédito, você louco para fechar o cambio na máxima e o dólar não para de cair, enfim, na posição deficitária o tempo é o seu pior inimigo.

Mas se você é um financeiro que o tempo joga ao seu favor, os efeitos são positivos: a tranquilidade de não precisar atropelar a produção para faturar e logo receber do cliente, de ter tempo para negociar com o fornecedor para melhorar o custo, de “brigar” com o seu gerente para ter a melhor tarifa ou taxa, de revisar com tranquilidade o fluxo de caixa e repassá-lo várias vezes para ter certeza do tempo que pode deixar aquela aplicação pré-fixada, de estudar as oportunidades de estoque, enfim, na posição superavitária o tempo é um herói.

A influência negativa do tempo para aquele que está com o caixa deficitário, é o tal dos juros compostos, quanto mais o tempo passa mais efeito negativo ele tem.

JURO que este gostaria que só existisse o juro simples no Brasil.

Do outro lado, o superavitário, adora o juro composto, pois quanto mais tempo passa, mais positivo ele fica, ou seja, engorda o caixa.

Independente da situação que você esteja, não pode fechar os olhos para a estratégia financeira

Pois caixa gordo ou magro, é por ali que você precisa estar ou deixar de estar.

O Plano financeiro, faz parte de todas as situações, seja superavitária ou deficitária, em ambos você terá o caminho descrito pelo plano, corrigindo sempre pelas circunstancias do tempo.

Técnicas de PDCA, de SWOT são muito praticadas em gestão financeira de médias e grandes empresas.

Como gerar lucro, caixa e riqueza é a resposta que um planejamento financeiro bem feito deve nos trazer.

O plano financeiro deve contar com o orçamento de vendas, compras, produção, despesas e investimentos, oriundos deste, será conseguir projetar: caixa, resultados e balanços patrimoniais.

Preserve sua posição empresarial confortável, ou busque reverter o jogo, se o tempo for o seu maior inimigo.

Aprenda a montar um planejamento financeiro sólido para sua empresa >>

Sabemos que os profissionais e os empresários tem domínio de todas as variáveis que estão na mesa dos negócios, mas olhar de cima, montando o quebra cabeça, deixará mais claro, qual é o mapa e o caminho a seguir para maximizar os resultados e as riquezas do negócio.