A carreira de programador é uma das mais procuradas pela sua grande abrangência no mercado e pela boa remuneração. É comum as pessoas perguntarem quais as linguagens de programação mais requisitadas pelo mercado, uma vez que é preciso estar sempre capacitado a atender as demandas das empresas de TI.

Imagine que você trabalha como mecânico de carros. Para consertar um veículo quebrado e desempenhar bem a sua função você precisa de muitas ferramentas, certo?! As linguagens de programação são consideradas as ferramentas do programador, sem conhecê-las a fundo o profissional não conseguirá desempenhar a sua função com excelência.

Mas, de nada adianta ter as melhores ferramentas se o mecânico não souber nada sobre carros, não é mesmo?! O mesmo ocorre com um programador, de nada adiantará conhecer as linguagens mais requisitadas pelo mercado se ele não tiver uma boa base de lógica de programação.

Por isso, antes de definir qual linguagem você deseja aprender, invista em uma excelente formação de lógica de programação.

Com uma boa lógica, aprender uma nova linguagem de programação passa a ser muito mais uma questão de aprender a sintaxe desta linguagem e como aplicar a sua lógica dentro da linguagem. O caminho fica bem mais simples quando se tem uma boa base de lógica, pois o aprendizado fica muito mais intuitivo e associativo.

 

Conheça  as linguagens de programação mais requisitadas

Depois de aprender tudo sobre lógica, será a hora de definir por qual linguagem você deseja começar a programar.

No Brasil existem muitas linguagens, algumas mais simples, outras mais complexas, mas cada uma com sua especificidade.

Em Blumenau, as mais utilizadas pelas empresas são Java e C#. As duas são linguagens de propósito geral, utilizadas para o desenvolvimento de aplicações diversas, e estão entre as linguagens mais utilizadas no mercado em geral.

Outras linguagens com bastante procura são Javascript e PHP, sendo que Javascript é a linguagem mais indicada para quem deseja dar os primeiros passos no mundo da programação.

 

Java


É uma linguagem orientada a objetos, muito utilizada para o desenvolvimento de aplicações Desktop, Web e mobile. Também é a base para o desenvolvimento para Android. Java possui uma comunidade gigantesca ao redor do mundo, e possui muita informação disponível para pesquisa na web.

Javascript


É uma linguagem de script que roda principalmente no lado cliente (browser). Atualmente com a utilização de Nodejs, também é possível utilizar javascript para desenvolver aplicações do lado servidor. É uma linguagem simples e muito poderosa. Atualmente também é muito utilizada para o desenvolvimento de aplicações mobile hibridas, que rodam tanto em Android, quanto em IOS (IPhone) ou Windowsphone.

C#


É uma Linguagem também orientada a objetos, no entanto, é utilizada apenas para desenvolvimento de aplicações em ambientes Microsoft. Pode ser utilizada tanto para desenvolvimento em aplicações Windows, Web e Windowsphone.

C

C é uma linguagem utilizada para criar softwares para sistemas embarcados e por isso é muito utilizada por empresas aeroespaciais e de telecomunicações. Foi desenvolvida em 1972, e continua sendo muito usada para desenvolvimento de sistemas operacionais, aplicativos, games e integração com o hardware.

C++

C++ é o aprimoramento da linguagem C, com elementos da orientação a objetos. Para muitos profissionais é considerada a melhor linguagem para desenvolvimento de softwares para desktop e jogos que exigem bastante hardware.

PHP


É uma linguagem de script que roda no lado servidor. Muito utilizada para o desenvolvimento de sites e pequenas e médias aplicações web. Muito comum para o desenvolvimento de aplicações de comércio eletrônico.

Python 

Linguagem que serve para quase tudo e permite integrar sistemas de forma ágil e eficaz. É uma multiplataforma, livre e de código aberto, e assim como o Java também orientada a objetos. Utilizada por grandes empresas como Google e Netflix para a realização de tarefas críticas.

Ruby 

Linguagem simples de aprender, elegante, focada na produtividade, incrivelmente poderosa e totalmente livre.

Objective-C 

Principal linguagem para a plataforma da Apple como IOS e OS X. É uma linguagem flexiva, também orientada a objeto, e que usa transmissão de mensagens no estilo Smaltalk e C.

 

Sempre aprendendo…

Mesmo depois de escolher qual a linguagem de programação que você pretende utilizar, é importante ter em mente que ao longo da sua carreira você sempre precisará aprender novas linguagens, afinal, todas elas têm suas vantagens e desvantagens.

É importante não se tornar um fanático da sua linguagem. Alguns profissionais são tão fissurados em suas linguagens que as defendem igual os torcedores fanáticos defendem seus times de futebol.

Não seja fanático por uma linguagem específica, isso não é bom! Para cada projeto, cada trabalho, uma linguagem é mais indicada ou não.

Você deve decidir qual usar não com base no seu gosto pessoal, mas nas vantagens que a linguagem oferece para o trabalho que você está a desempenhar naquele momento.