Gestão de Projetos – Fundamentos

Conheça as práticas fundamentais da gestão de projetos e melhore os resultados.

Veja também:  GP Avançado  |  Certificação PMP

Carga horária:

Pré-requisitos: não há

Turmas de 12 alunos

curso gestão de projetos fundamentos

A área de projetos é uma das que mais cresce no mundo e quem investe em uma carreira em projetos tem grandes chances de se tornar um profissional de destaque no mundo corporativo. Segundo o PMI (Project Management Institute), o Brasil é o quinto país que mais vai oferecer oportunidades para profissionais de projetos, com cerca de 1,3 milhão de novas vagas criadas até 2020. Ou seja, haverá boas oportunidades para aqueles que investirem nessa carreira nos próximos anos, e você pode começar a aprender todos os passos para Gerenciar Projetos com este treinamento.

Tópicos do curso:

Fundamentos em Gestão de Projetos segundo o PMI

Neste capítulo você vai aprender o que são projetos. Vai descobrir que apesar de fazer parte da realidade de muitas organizações, nem sempre é simples entender a diferença entre operações e projetos. Você vai aprender também as diferenças entre Projetos e Programas, Portfólios e como se relacionam com as Estratégias Organizacionais. Vai conhecer o Ciclo de vida do Projeto e do Produto, as 10 áreas de conhecimento do PMBOK, os Grupo de Processos e como fazer a Análise de Viabilidade de um Projeto, entre muitas outras informações importantes para dar os primeiros passos na Gestão de Projetos.

Iniciação do projeto

Nesta etapa você aprenderá a importância de formalizar o início do projeto a partir da criação do Termo de Abertura. Vai aprender também como identificar as partes interessadas no projeto.

Planejamento

O planejamento de um projeto é essencial para minimizar os erros e controlar os principais eventos de riscos que podem vir a se tornar uma ameaça aos objetivos do projeto. Você aprenderá a criar o Plano de Gerenciamento do Projeto, vai descobrir o que é o Escopo e como elaborá-lo. Aprenderá ainda a coletar Requisitos, construir uma Estrutura Analítica do Projeto, conhecida como EAP, e definir o Tempo, as Atividades, Estimar recursos,  Desenvolver Cronograma e Organograma do projeto, Planejar e Identificar Riscos, entre outras ações.

Execução

Uma vez formalizado e aprovado o plano do projeto, a equipe precisará dar início à execução das atividades e tornar suas entregas reais. É isso que você vai aprender nesta etapa do treinamento. Como desenvolver sua equipe para tornar o Projeto em realidade, como coletar e distribuir informações,  e como gerenciar todas as partes interessadas durante a execução do projeto.

Monitoramento e controle

Monitorar e controlar o trabalho no projeto envolve medir e analisar os acontecimentos reais do projeto, comparando-os ao que foi formalmente planejado. É um trabalho a ser realizado durante todo o Ciclo de Vida do projeto. Nesta etapa você aprenderá a fazer o monitoramento através do controle do cronograma e custos, medição do Desempenho do projeto, controle da qualidade, validação do escopo, e do gerenciamento integrado de mudanças.

Encerramento do Projeto

Nessa etapa o aluno vai aprender a importância de criar um documento de lições aprendidas e a encerrar as várias atividades do projeto, desmobilizar recursos, e obter o aceite do cliente e desenvolver o termo de encerramento do projeto.

Atividade Prática

Os alunos estarão participando de atividades práticas ao longo de todo o curso e de uma dinâmica de execução na reta final, que “fecha”  a participação com alto valor.

Entre em contato agora mesmo e converse com a gente!

De 26/02 a 01/03

Das 18h30 às 22h30

Formulário de Interesse - GP Fundamentos

“Curso com didática muito bem elaborada e apresentada. Profissional experiente e compreensivo. Ponto forte são as aulas práticas, onde o aprendizado se torna dinâmico”.

Matheus Wilwert

“Curso muito bom. Aprendemos tema importantes e de forma lúdica”.

Fernando Luiz Jaeger