Curso: Lógica de Programação

Construa uma carreira sólida na área de programação e TI desenvolvendo seu raciocínio por meio de algoritmos.

Carga horária:

Pré-requisitos: não há

Turmas de 12 alunos

curso lógica de programação

A Carreira de Programador é uma das mais aquecidas do mercado. Em Blumenau e região sobram vagas para Programadores e aqueles que estão sempre atualizados têm vaga garantida no mercado. Se você deseja iniciar nesta promissora carreira – com salários inicias de quase R$ 2 mil – o primeiro passo é aprender tudo sobre Lógica de Programação, e este curso será a sua base para dar o pontapé inicial na nova carreira.

Tópicos do curso:

Introdução à Lógica de Programação

Você sabe o que é um algoritmo? Algoritmos são o conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas. Esta será a sua primeira grande lição neste treinamento, que vai ensinar a você também quais são as Características de um algoritmo, suas Formas de representação, como fazer uma Descrição Narrativa, montar um Fluxograma e como entender a Linguagem Algorítmica.

Lógica Proposicional

Lógica proposicional é um  no qual as fórmulas representam proposições que podem ser formadas pela combinação de proposições atômicas usando conectivos lógicos e um sistema de regras de derivação, que permite que certas fórmulas sejam estabelecidas como “teoremas” do sistema formal. Neste capítulo você aprenderá os princípios da Lógica proposicional suas proposições, conhecerá a Tabela Verdade e aprenderá tudo sobre Precedências em Lógica de Programação.

Conhecendo o Visu-Alg

O Visualizador de Algoritmo –  VisuAlg , é um programa que edita, interpreta e executa algoritmos com uma linguagem próxima do português estruturado como se fosse um programa normal de computador. Você vai conhecer a Tela Principal do VisuAlg, vai aprender a utilizar a Barra de Tarefas, o visualizador de Variáveis, simulador de Saída, barra de Status, Menu, Lista de Funções e outros comandos do VisuAlg.

Utilizando Variáveis e Constantes

Nesta etapa do treinamento você já terá uma base sobre Lógica de Programação e vai começar a aprender a utilizar Variáveis e Constantes. Vai aprender o que é Identificador e quais os tipos utilizados em Programação, vai conhecer os tipos de Dados, Escopo e Visibilidade e as Regras de Nomenclatura.

Trabalhando com Operadores

Você aprenderá o que são Operadores e os tipos que podem ser de Atribuição,  Concatenação, Aritméticos, de Comparação e Operadores Lógicos.

Interagindo com o usuário

Nesta etapa você vai conhecer a Estrutura Sequencial de Programação, Linhas de Comentário, e os Comandos de Saída (Output) e de Entrada (Input).

Funções Predefinidas

Você vai aprender que em Programação existem Funções de Texto, Funções Matemáticas e Funções Trigonométricas e vai conhecer a fundo cada uma delas, o que são e para que servem.

Laços

Laços são as estruturas de repetição de Programação. Nesta etapa do treinamento você aprenderá o que são, como funcionam e para que servem os Laços de Validação e os Laços de Repetição.

Variáveis Indexadas

Variáveis Indexadas são o conjunto de variáveis do mesmo tipo, referenciadas pelo mesmo nome e individualizadas por índices. Podem ter um ou mais índices e ao número de índices necessários para a localização de um elemento dentro da variável indexada dá-se o nome de dimensão. Você irá conhecer as Variáveis Indexadas Unidimensionais, também chamadas de vetores; e as Variáveis Indexadas Bidimensionais, conhecidas como Matrizes.

Depuração (Debug) de Códigos

Depurar em Programação é o processo de encontrar e reduzir defeitos num aplicativo de software ou mesmo em hardware. Agora que você já conhece vários comandos de Programação, chegou o momento de você aprender a corrigir os possíveis erros que ocorram em seus projetos ou programas. Você aprenderá  sobre  Erros de Compilação, Erros em Tempo de Execução e aprenderá ainda a Depurar Códigos no VisuAlg.

Sub-algoritmos

Para encerrar este treinamento você aprenderá que Subalgoritmos são um trecho de um algoritmo mais complexo e que, geralmente, encerram em si próprios um pedaço da solução de um problema maior. Nesta etapa final do curso você conhecerá os  Subalgoritmos, suas Funções e Procedimentos.

Conheça o instrutor:

Felipe Oliveira

Felipe Oliveira

Programador sênior, Instrutor de programação

Formado em Tecnologia em Análises de Sistemas, pela FAE Blumenau. Tem pós-graduação em Master of Mobile Technology – Desenvolvimento de Aplicativos para dispositivos móveis /celulares. Atua na área há oito anos e possui certificação Oracle Certified Professional Java SE 6 Programmer. Leciona desde 2013, e na Apex é instrutor dos cursos de Lógica de Programação, SQL, Java, Java Web e Java Mobile.

Gostou? Entre em contato e converse com a gente!

Noturno: 02 a 05/10

Sábado: 13 e 20/01/2018

Noturno: das 18h30 às 22h30

Sábados: das 8h30 às 17h30

“Treinamento excelente, com conteúdo de alta qualidade e uma ótima didática. Com certeza este curso irá contribuir muito para o meu desenvolvimento no mundo da programação. Ah e não posso deixar de falar da ótima estrutura e da equipe super atenciosa recomendo”.

Carolina Bett

“Excelente curso e didática do professor Felipe. Ótima localização e ambiente profissional. Super infra-estrutura!”

Roberto Bezerra