Os projetos fazem parte de todo tipo de organização empresarial. Eles servem de guia para a criação de novos produtos ou serviços, para realizar obras de ampliações e reformas, para a criação de campanhas, para garantir entregas aos clientes, e muitas outras funcionalidades.

E é exatamente por isso que cada vez mais pequenas, médias e grandes corporações adotam esta metodologia para garantir eficiência na entrega de resultados.

Porém, muitas vezes esta eficiência não é alcançada. Muitos projetos falham por diversos problemas, como:

– Ausência de estabelecimento de metas;
– Falta de planejamento;
– Falta de controle ou monitoramento;
– Erros nas estimativas de prazos e custos;
– Ausência de visibilidade;
– Falta de comprometimento da equipe;
– Falta de comunicação entre a equipe ou entre os gerentes de projetos e o cliente;
– Pouco envolvimento do cliente;
– Feedback do cliente somente ao final do processo;
– Custos altos de mudanças;
– Entre outros problemas…

 

Estas são apenas algumas das dificuldades mais comuns encontradas pelas equipes de projetos no dia a dia corporativo.  Dificuldades comuns, que precisam ser solucionadas para que os projetos alcancem a eficiência e o resultado desejado.

Tudo o que uma equipe comprometida deseja ao iniciar um projeto é conseguir desenvolver ações de forma mais organizada, ágil, planejada e controlada.

Um bom projeto precisa rodar com estas garantias, e ainda com criatividade e inovação, sabendo exatamente onde a equipe irá chegar e o que deve fazer para alcançar os resultados a que se propôs no início do projeto, alcançando assim, os objetivos esperados.

Mas, como alcançar essa eficiência diante de todos os imprevistos do dia a dia, como a falta de tempo, recursos, ou até mesmo falta de envolvimento da própria equipe ou do cliente?

 

Metodologia Ágil

As Metodologias Ágeis surgiram justamente para ajudar as equipes de projetos a solucionarem todos os problemas que apontamos no início deste artigo.

Definição de projeto, segundo o PMBOK:

Projeto é um esforço temporário, com um início e um término definidos, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, com metas estabelecidas dentro de parâmetros de escopo, prazo, custo e qualidade.

Definição de projeto, segundo as Metodologias Ágeis:

Um projeto bem sucedido é aquele que traz resultados, satisfaz as necessidades e agrega valor ao negócio do cliente.

 

Um dos métodos ágeis que mais tem sido adotado pelas empresas de pequeno ou grande porte é o Scrum.

Geralmente a área em que o Scrum se mostra mais rico e repleto de oportunidades é no desenvolvimento de softwares, e é justamente por isso que a maioria das empresas de TI está utilizando este framework em seus projetos. Porém, empresas de vários ramos de atuação já descobriram no Scrum uma excelente alternativa para alcançarem mais eficiência em seus projetos.

O Scrum é um framework estrutural criado no início da década de 90 e muito utilizado para gerenciar o desenvolvimento de produtos complexos. Não é uma metodologia, um processo ou uma técnica para construir produtos – é um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas.

Por meio desse framework o gerenciamento de projetos se torna mais ágil, seguindo etapas predefinidas, de modo a criar o produto ou serviço de maneira rápida e que seja condizente com as expectativas do cliente.

Neste outro artigo você pode saber mais como funciona o Scrum em todas as suas etapas.

E se você ainda não sabe, a Apex tem um treinamento que aborda por completo esse poderoso framework. Confira aqui >>