Você já deve ter observado um jogo de futebol onde o Neymar é um dos atacantes, certo? Ele entra em campo e dá um show. Domina a bola, faz passes certeiros, mira em direção à trave e, com a maior naturalidade, faz cada gol de deixar a torcida encantada.

Agora, imaginem se o Neymar, depois de anos de conquistas, decidisse abandonar o futebol e começasse a trabalhar como gerente de banco ou vendedor de imóveis…

Dificilmente ele alcançaria o mesmo sucesso e resultado que tivera dentro das 4 linhas.

Sabe por que?

Porque ele é muito bom jogando bola. Não sabemos o quanto ele é bom vendendo imóveis ou administrando uma equipe bancária, e não podemos exigir que ele faça sucesso exercendo estas ou qualquer outra função.

É a mesma coisa no mundo corporativo.

Um profissional que deseja alcançar um cargo de liderança precisa ter claro em sua mente que para se destacar e dar show, como o Neymar dá show em campo, ele precisa ser um expert no assunto!

Ao assumir um cargo de liderança, siga estas 5 dicas:

 

1 – Faça aquilo que você é muito bom

acertando no alvo

A primeira dica para você que deseja alcançar um cargo de liderança na sua empresa é: trabalhe naquilo que você é bom!

Se você está em uma função ou uma empresa onde você não se sente realizado, ou onde sente que não está fazendo aquilo que realmente gosta de fazer, ou ainda, não tem segurança no que faz, o melhor caminho é procurar um outro tipo de trabalho, outra função, ou até mesmo outra empresa.

Agora, se você gosta da sua empresa, se sente bem com a equipe de trabalho, e sente segurança na sua função, faz o que deve ser feito com tranquilidade, então você está no caminho certo.

Capacidade de entrega é uma das principais características de um bom líder e você só conseguirá entregar de forma eficiente o seu trabalho se você realmente dominar aquilo que faz.

Por isso, conhecer quais são as suas habilidades, capacidades, limites, dificuldades e facilidades é fundamental para poder se tornar um líder.

E aí entra a nossa dica número dois.

 

2 – Aprenda a se conhecer profundamente

homem com mascara

Para alcançar um cargo de liderança é muito, muito importante que você conheça não apenas as suas habilidades (e invista nelas) mas também conheça as suas características comportamentais.

Qual seu estilo de comunicação? E seu estilo de aprendizagem? E o seu temperamento? E a sua competência para gerir e administrar conflitos?

É preciso saber como você é, pensa e age para poder assumir um cargo de liderança, pois outra competência essencial em um líder é a capacidade de relacionamento, e para saber se relacionar com a equipe você precisa saber primeiro se relacionar consigo mesmo.

Ao assumir a gestão de uma equipe você encontrará pessoas de diferentes tipos de personalidades e este é um desafio para todo gestor.

Por isso é muito importante que você desenvolva em si mesmo a empatia, paciência e habilidades sociais necessárias para lidar dia a dia com as emoções e necessidades de cada indivíduo da sua equipe.

 

3 – Apareça e mostre resultado

mulher executiva

A capacidade de aparecer é outra competência essencial em um bom líder e se você deseja assumir um cargo de liderança na sua empresa trate agora mesmo de deixar isso bem claro para todos na sua equipe, principalmente seu gestor.

Mostre que você está preparado (mas esteja realmente preparado), mostre resultados, aceite desafios, e envolva seus colegas de trabalho nestes desafios.

Uma boa estratégia neste campo é sempre fazer além daquilo que é sua obrigação, mostrando assim, excelência em seus resultados.

Dê ideias de ações práticas que irão melhorar os resultados da empresa. Vá além, envolva sua equipe para abraçar a sua ideia e influencie positivamente as pessoas que estão na sua equipe.

Seus gestores irão perceber que além de estar engajado com a empresa você também envolve as pessoas em seus projetos, e influencia de forma positiva a equipe.

 

4 – Nunca. Jamais pare de aprender!

biblioteca

A capacidade de fazer escolhas certas é outra característica de um bom líder e você só vai saber fazer boas escolhas se for uma pessoa aberta ao novo.

Comece aprendendo tudo sobre você. Se você não soube responder aquelas perguntas da dica número dois, já está na hora de ir atrás de cursos, testes, livros, ou outras formas de orientação que te mostrem quais as suas características comportamentais.

Seja uma pessoa aberta para o aprendizado. Aprenda com os outros, leia, e leia muito, participe de palestras e workshops, faça cursos sobre liderança e gestão de pessoas, e assim você se tornará uma pessoa de conhecimento amplo, capaz de fazer sempre as melhores escolhas.

Mantenha-se sempre conectado com as novidades do seu setor de atuação e com as novas tendências da sua área, e claro, tire sempre um tempo para fazer networking com outros profissionais da sua área de atuação e líderes de diversos setores.

 

5 – Saiba qual o perfil dos líderes da sua empresa e se adeque a este perfil

 

Você não será promovido para ser gerente de marketing da sua empresa se o seu conhecimento for apenas financeiro, e vice-versa.

Se o cargo é para gerente de marketing você precisa, no mínimo, entender tudo de marketing.

Então se este é o cargo que você almeja, comece agora a estudar e se preparar para esta área de conhecimento.

Você precisa conhecer a sua empresa, saber qual a cultura organizacional, o que ela espera de um líder, quais as exigências para entrar no cargo e então se preparar para a sua promoção.

Se na sua organização todo líder deve ter domínio do inglês, por exemplo, você já sabe que precisa ter este domínio antes de almejar a sua promoção.

Então, repito: prepare-se e adeque-se ao perfil que os líderes da sua empresa possuem.

Você não se tornará líder de um dia para o outro, sem planejamento e sem mostrar que está preparado.

 

Em resumo…

Ser líder é algo que quase todo profissional que planeja crescer na carreira almeja, e convenhamos, há um certo charme em assumir um cargo de liderança.

Mas nem todo profissional nasceu para ser líder. Existem bons profissionais que não são líderes e nem por isso deixam de ter sucesso em suas profissões, você pode causar boa influência no seu trabalho sem precisar ser o líder da equipe.

Agora, se está no seu DNA se tornar um líder verdadeiro, prepare-se para ser o melhor da sua empresa.

Aprenda a se conhecer, faça aquilo que você é bom, capacite-se e planeje-se para chegar lá, porque, fazendo tudo isso, você com certeza chegará!