Você prefere mandar sua equipe trabalhar enquanto você avalia os resultados, ou tende a arregaçar as mangas e alcançar as metas junto com seus subordinados?  Prefere dar ordens, visando lucro e resultados, ou costuma conversar e buscar soluções viáveis visando resultados para a empresa, seus clientes e colaboradores?

Estas são apenas algumas das diferenças de comportamento de um chefe e um líder.

Ambos ocupam um cargo de comando e têm equipes de subordinados, mas cada um enfrenta a rotina e os desafios do dia a dia de maneira diferente.

 

A figura do chefe

Ao assumir um cargo de liderança, muitos gestores focam suas ações apenas nos resultados e acabam se tornando “temidos” chefes.

O chefe costuma comandar a pessoas com imposição, ordens e autoritarismo. Tem o hábito de centralizar o poder, e pensar apenas nos resultados e lucros para a empresa, esquecendo-se da importância de valorizar as pessoas.

Ele acredita que fazer um trabalho excelente é dever do funcionário e por isso quase nunca incentiva ou motiva sua equipe. E quando surge um erro, é o primeiro a apontar as falhas e cobrar mudanças. Normalmente joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.

Os chefes costumam conquistar autoridade não por respeito, mas por medo ou imposição. Sua equipe geralmente não se sente aberta para relatar problemas, e muito menos pedir conselhos quando surgem as dúvidas.

Deixe a  figura do chefe para trás e torne-se um líder respeitado por sua equipe!

 

Tipos de Líder

Existem três principais estilos de liderar. O líder autocrático, o democrático e o liberal.

O autocrático é aquele que na maioria das vezes, exige obediência, recusa qualquer discussão, determina o caminho a ser seguido e toma isoladamente as decisões. É ele quem dirige, sem espaço para contestações.

Já o democrático gosta de ouvir a equipe nas principais decisões. A tendência é reunir ao seu lado profissionais mais colaborativos, que certamente se sentirão encorajados a participar das decisões. Fique atento apenas para evitar que absolutamente todas as decisões sejam levadas para assembleias, sob o risco de desgastar esse fórum. Algumas delas são uma prerrogativa do gestor ou não têm importância suficiente para ser levadas às reuniões.

Por fim, tem o líder liberal, que é aquele que prefere um estilo de gestão que se preocupa em exercer um controle mínimo, dando à equipe total liberdade. Esse gestor tenta se limitar a fornecer as informações necessárias para que os funcionários implementem as decisões tomadas e a cuidar de questões administrativas, além de atuar como árbitro em dificuldades inesperadas.

 

Algumas dicas para se tornar um bom líder

Para ser um líder respeitado e admirado por sua equipe é preciso muito mais do que atingir metas. Um bom líder preocupa-se, primeiramente, em proporcionar um ambiente de trabalho agradável para que toda a sua equipe possa atuar unida em torno de um objetivo comum. Ele sabe a importância de dar o exemplo, saber ouvir, ser claro em suas comunicações e, acima de tudo, valoriza as pessoas que integram seu time.

Se os funcionários estão felizes e a equipe está funcionando bem, então você está cumprindo seu trabalho com excelência, e atingir as metas estabelecidas pela empresa será uma consequência do seu bom desempenho como líder da equipe.

 

Esteja aberto a aprender sempre

O bom líder está constantemente se aperfeiçoando. É um profissional aberto para adquirir novos conhecimentos e aprimorar suas técnicas de liderança através da participação em cursos, palestras, workshops e através da leitura e troca de experiência com outros profissionais.

 

Ouça o que sua equipe tem a dizer sobre você

Procure estar atento ao feedback dos membros da sua equipe. Mostre aos seus liderados que a opinião deles é importante para você. Diga que você gostaria de saber como fazer o seu trabalho melhor e dê oportunidade para que eles sejam sinceros.

Para que eles não fiquem receosos em falar o que pensam, uma boa dica é recolher sugestões anônimas. Ao pedir a opinião deles você conquistará respeito e admiração.

E fique ligado, se você receber o mesmo feedback de vários funcionários, é um sinal de que você precisa avaliar seu procedimento quanto à questão.

 

Saiba admitir seus próprios erros!

Um verdadeiro líder admite quando comete algum erro e sempre corrige suas falhas com humildade. Ele nunca se esquiva de suas responsabilidades e tampouco as transfere a seus liderados.

 

Tenha uma comunicação clara e eficaz

Para alcançar os resultados esperados, sua equipe precisa saber exatamente o que você espera dela, então, seja claro quanto às metas e quanto às suas expectativas.

Além disso, informe sempre a equipe sobre a situação da empresa, explique os motivos por trás de suas decisões de mudança e demissões, por exemplo. Converse abertamente com a equipe, ao invés de esperar que eles descubram tudo sozinhos.

 

Valorize as pessoas!

Dê recompensas cada vez que sua equipe atinge um bom resultado. Se o seu funcionário se dedicou para atingir a meta, recompensá-lo terá um grande impacto na felicidade dele em relação ao trabalho e a você como chefe.

Além de valorizar, reconhecer e recompensar cada membro individualmente, uma forma de valorizar a equipe é promover maior interação entre eles.

Um bom chefe deve prezar que seus funcionários tenham bons relacionamentos uns com os outros.

Promova eventos sociais fora do ambiente corporativo. Seus funcionários ficarão mais felizes por poderem se conhecer melhor e também ficarão mais agradecidos por se importar com o fato de eles se darem bem!