Se você é Desenvolvedor, ou sonha em se tornar um, com certeza curte games, certo?! Hoje em dia jogar qualquer tipo de jogo é muito fácil, afinal, não faltam opções de jogos online, com as mais avançadas tecnologias ao alcance de todos.

Agora, imagine você adorar games, mas ter que comprar uma revista e digitar todos os códigos do seu jogo antes de poder fazê-lo rodar no computador? Pois foi assim que um dos mais renomados Desenvolvedores do país começou a entender um pouco mais de programação.

Bruno de Souza, conhecido no mundo da TI como JavaMan, contou para a equipe da Apex Ensino que seus primeiros códigos foram escritos assim, digitando os códigos de jogos que ele comprava em revistas impressas. “A gente comprava a revista na banca e ficava horas digitando os códigos enormes, e às vezes o jogo simplesmente não rodava, pois tinha um erro. Então a gente precisava esperar até a próxima edição da revista para ver a errata e consertar o erro”, relembra.

Para Bruno, ser desenvolvedor é uma diversão, não é mero trabalho, pois Desenvolver Softwares é uma arte! “Trata-se de um trabalho criativo, onde eu vejo muito mais arte do que engenharia”, opina o especialista.

Segundo o JavaMan (veja mais abaixo porque Bruno é conhecido como JavaMan), um bom Desenvolvedor precisa gostar tanto do que faz que chega a entrar em estado de Flow quando está codando. “Só quando a gente faz o que gosta é que consegue alcançar este estado de flow, onde você esquece do mundo enquanto não consegue terminar um código ou resolver um bug”, explica.

Gostar de codar é super importante, mas não é o único requisito para se tornar um Desenvolvedor de Sucesso. Um bom DEV precisa ir à fundo na busca pelo conhecimento, e quanto mais ele aprender, mais ele vai gostar do que faz. É um ciclo: quanto + aprende + gosta e quanto + gosta + deseja aprender!

Bruno sabe bem disso e por isso separou 5 Dicas que vão ajudar você, que está iniciando na carreira, a trilhar os caminhos certos para se tornar um DEV de muito sucesso.

Confira!

Dica 1 – Aprenda a Ler Código

Um bom Desenvolvedor sabe ler códigos de múltiplas linguagens. Código é igual a livro. Quando você lê um livro você não lembra todas as palavras escritas nele, mas você lembra a história que ele conta. Um bom DEV consegue ler códigos e enquanto lê já consegue visualizar o que está acontecendo. Ele consegue ver o software rodar enquanto lê cada código.

Dica 2 – Escreva muito Código

Você precisa codar todos os dias para se tornar um grande Desenvolvedor. A única maneira de aprender é praticando, e praticando muito. É igual tocar um instrumento. Você só aprende na prática. Imagine que você está aprendendo a tocar teclado. Você precisa treinar até que consiga tocar em estado de flow, sem precisar olhar para as teclas e ficar pensando qual tecla vai apertar a cada momento. Tudo precisa funcionar no automático. Sua escrita do código precisa ser automática.

Dica 3 – Entregue código

Depois de aprender a codar sem precisar pensar… Você precisa compartilhar seu código! Você não deve escrever o código para ficar guardado. Alguém precisa usar para que seu código sirva para algo. Você precisa saber como deixar seu código redondo para colocar na mão do usuário final. Você precisa saber automatizar seu código.

Dica 4 – Aprender a Resolver Problemas

Você não vai aprender a resolver problemas lendo. Você aprende a resolver problemas com problemas. Um bom Desenvolvedor não tem medo de problemas. Ele entende do negócio, sabe o que o usuário precisa, e vai em busca das soluções para atender às necessidades do usuário.

Dica 5 – Compartilhar o que você sabe

Criar códigos é uma atividade altamente colaborativa. O software é feito por pessoas, com pessoas e para pessoas, por isso você precisa compartilhar o que você sabe. Quanto mais você compartilha seu conhecimento, mais você aprende. É um ciclo. Então, escreva artigos, blogs, dê palestras, fale sobre o que você já domina e leve este conhecimento para outros que estão aprendendo. Se você não fizer isso, você está limitando a comunidade. Aprenda a apresentar suas ideias, ouvir as ideias dos outros e defender seu ponto de vista.

 

Agora é com você!

Com estas 5 dicas do JavaMan você vai se tornar um Ninja dos Códigos e terá grandes oportunidades no mercado de trabalho.

As empresas de TI estão sedentas por profissionais comprometidos, competentes e que verdadeiramente dominam a Programação de Softwares, e você pode ser um destes profissionais, basta se dedicar, estudar e nunca parar de buscar conhecimento.

Conforme o próprio Bruno, não existe falta de oportunidade para bons Desenvolvedores, o que falta são Desenvolvedores muito bons, que dominam o que sabem. “Tem muita gente desqualificada no mercado, que não se especializa, não se atualiza. Estas 5 dicas, um bom DEV precisa colocar em prática todos os dias. Quanto mais cedo você entender isso, melhor”, finaliza o entrevistado.

Quem é o JavaMan?

Desde 1995 ajudando desenvolvedores Java a crescer na carreira, Bruno Souza é criador do projeto Code4.Life. Bruno é Consultor da Summa Technologies e especialista em Cloud Computing na ToolsCloud.

Conhecido como “JavaMan”, Bruno é evangelista Java e open source, e trabalha no fortalecimento de comunidades de desenvolvedores. Como diretor mundial de Open Source na Sun Microsystems, coordenou importantes comunidades como NetBeans e OpenSolaris. Fundou e é presidente do SouJava, onde ajudou a criar a Comunidade Mundial de Grupos de Usuários Java.

Desenvolvedor Java desde o surgimento da tecnologia, participou de alguns dos maiores projetos Java do país. Palestrante de renome internacional, realizou centenas de apresentações em todo o mundo. Bruno foi Diretor da Open Source Initiative (OSI), onde discutiu a evolução do movimento open source, e serviu como Presidente do Instituto Campus Party , fomentando inovação no Brasil. Foi também Coordenador do Nuvem, o Núcleo de Pesquisas em Virtualização e Mobilidade do LSI/USP.