Feche os seus olhos por um instante e imagine onde você vai estar trabalhando daqui a cinco anos. O que você está fazendo? Qual é a sua rotina de trabalho? Como é a sua mesa de trabalho? Quem são as pessoas que estão ao seu lado? Você é líder ou é subordinado destas pessoas? Quanto você está ganhando?

Conseguiu se visualizar em um cenário inspirador? Se você conseguiu, parabéns! Você faz parte de uma minoria de profissionais que sabe onde realmente deseja estar.

Agora, se você teve dificuldades em se visualizar com tantos detalhes em apenas alguns instantes não se preocupe, está tudo certo!

Assim como você, a maioria dos profissionais não consegue imaginar sua vida daqui a cinco, dez anos com tantos detalhes, e sabe por que? Pois ainda não pararam para definir um Plano de Carreira!

Um Plano de Carreira nada mais é do que um planejamento para alcançar um resultado, neste caso, a sua carreira dos sonhos!

Ao traçar um Plano de Carreira você conseguirá definir seus objetivos de forma mais organizada, e poderá visualizar de forma clara o que você precisa fazer para chegar onde deseja chegar.

Então, se você, assim como a maioria dos profissionais brasileiros, ainda não traçou um Plano de Carreira, a nossa dica é para que você aproveite que 2018 está apenas começando para elaborar o seu Plano e fazer deste o melhor ano da sua vida até então!

E para ajudar você a criar o seu Plano de Carreira, separamos 5 dicas matadoras, que vão facilitar o seu trabalho de definir de forma realista as metas de curto, médio e longo prazo para alavancar a sua carreira e tornar-se um profissional mais realizado. Confira!

 

Dica 1 – Pare para refletir

Antes de definir onde você deseja chegar, é preciso saber onde você está. Portanto, pare por um bom tempo para se autoconhecer. Separamos algumas perguntas que vão te ajudar a fazer essa auto avaliação. A nossa dica é para que você pegue papel e caneta e vá anotando todas as respostas que forem surgindo, como um brainstorming mesmo, para depois avaliar quais respostas fazem mais sentido neste momento atual da sua carreira.

 

Perguntas:
– Qual o seu trabalho no momento?
– Você está feliz fazendo o que você faz hoje?
– O que você mais gosta e o que voc~e menos gosta no seu trabalho atual? (liste pelo menos 10 coisas)
– O seu trabalho incentiva você a dar o seu melhor todos os dias?
– É um trabalho que te desafia a aprender sempre mais e buscar novos conhecimentos e se atualizar?
– Existe algum hobby que você curte muito e que gostaria de poder ganhar dinheiro fazendo isso? O que? Este hobby se relaciona com o seu trabalho?

Invista eu autoconhecimento, ele é essencial para você saber quais são seus pontos fortes e fracos, seus medos, suas competências, o que te faz bem, o que você precisa desenvolver e aprimorar. Desta forma, chegar ao objetivo traçado será muito mais fácil.

 

 

Dica 2 – Pense sobre onde você deseja estar daqui a 5 ou 10 anos

Agora que você já sabe onde você está e o que te dá prazer ou frustração no seu trabalho atual, é necessário refletir sobre o seu estado desejado. Onde você deseja estar, como profissional, daqui a 5, 10 ou 15 anos?

Você somente poderá definir o que precisa fazer, se souber onde deseja chegar. A partir do momento que este objetivo for definido você assumirá o controle da sua carreira, e poderá se preparar de forma eficiente e estar atento para aproveitar todas as oportunidades que surgirem em seu caminho.  Somente assim você poderá assumir o controle do seu futuro profissional, e não ficará mais a mercê da sorte.

Algumas perguntas também são muito importantes neste momento:
– Você deseja continuar com a sua profissão atual? Por que?
– Teria alguma outra carreira que o deixaria mais realizado? Qual?
– Ao visualizar seu estado futuro, como você se sente?
– Você faria isso de graça (caso não precisasse de dinheiro)?
– Por que este é o seu estado desejado? O que te motiva a chegar lá?
– Por que valerá a pena chegar lá?
– Quem vai estar ao seu lado ao chegar lá?
– Por que este estado desejado é importante para você?

Caso você opte por mudar de carreira, é essencial fazer pesquisas profundas sobre a sua nova área de interesse, aquela na qual você quer crescer e se destacar. Pesquise sobre o setor, saiba quais são as empresas de referência, converse com outros profissionais, faça networking com aqueles que já estão na posição que você almeja, desta forma você terá pessoas ao seu lado para compartilhar as conquistas e dificuldades encontradas na sua caminhada.

 

Dica 3 – Hora de Definir suas Metas

Ok, você já conseguiu entender onde você está (ponto A) e onde você deseja chegar (ponto B), certo?! Agora, você precisa definir O QUE é preciso ser feito para sair do Ponto A e chegar ao Ponto B. Ou seja, é hora de definir o caminho que você vai traçar para se tornar um profissional pleno e realizado.

Comece avaliando quanto tempo você acha necessário passar até que você chegue ao Ponto B – 5 anos? 10 anos? Seja realista, pondere bem se você tem o conhecimento necessário para alcançar esta mudança, ou a experiência necessária, ou até mesmo o tempo necessário para dar este salto.

Após definir em quanto tempo você deseja ter sua meta profissional alcançada, chegou a hora de você definir O QUE você precisa fazer neste período.
– Você precisa aprender uma nova carreira? (no caso de estar insatisfeito com a carreira atual). –  Precisa aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos? (no caso de uma promoção na sua atual função)
– Precisa aperfeiçoar suas habilidades comportamentais em trabalhar em equipe ou gerir pessoas? ( no caso de desejar assumir um cargo de liderança)

Estas são apenas algumas questões. Pondere tudo o que você precisa fazer: mudar de empresa, aprender um novo idioma, fazer coach, ler quais livros, perder peso…

Aponte tudo o que você achar importante ter feito para chegar lá. Faça uma análise geral da sua situação e veja se esse plano está realista, mas, ao mesmo tempo, ousado, afinal, você precisa se desafiar a fazer mais e melhor sempre!

 

Dica 4 –  Estabeleça prazos

Ao seguir os passos acima o seu Plano de Carreira estará praticamente pronto, faltando apenas um detalhe muito importante: estabelecer prazos!

Cada meta traçada precisa ser definida como meta de curto, médio ou longo prazo. Por exemplo: se você está decidido a mudar de carreira você pode definir algumas metas assim:

Curto prazo:
– Estudar sobre o mercado de trabalho, conhecer profissionais desta área e fazer networking.
médio prazo. Ler livros sobre esta nova área.
–  Fazer cursos para  aprofundar conhecimentos nesta área. Visitar empresas que trabalham com esta área. Conseguir a primeira oportunidade nesta nova área.
Longo prazo:
– fazer cursos de conhecimentos mais aprofundados. Obter certificações necessárias nesta área. Aprender técnicas de liderança para assumir um cargo de liderança nesta nova área.

Deu pra entender?
Primeiro você vai descobrir tudo sobre a nova área desejada, depois se preparar para conseguir entrar na área e a longo prazo se preparar para se rum profissional de sucesso nesta área!

Definir metas e prazos é muito importante para o seu sucesso profissional, pois a partir do momento em que você define o prazo para uma meta, você manterá seus objetivos claros e o acompanhamento se torna constante.

Quando você cumpre pequenas metas dentro do tempo estipulado, a motivação é ainda maior para conquistar o próximo passo e, assim, chegar ao estado desejado é muito mais prazeroso.

Um detalhe bem importante é definir prazos realizáveis sempre considerando eventuais obstáculos. Mas nunca deixe que as metas sejam fáceis demais. Um Plano de Carreira precisa ser desafiante, afinal, você está buscando a carreira dos seus sonhos!

 

Concluindo…

Com estas dicas você já está pronto para elaborar o seu Plano de Carreira e fazer de 2018 o ano de mudança na vida profissional.

Caso a sua área seja Tecnologia, conte com a Apex para garantir a melhor formação do mercado.

Nós queremos ajudar você a fazer a sua carreira decolar em 2018 e para isso temos um método exclusivo de Ensino para formar Desenvolvedores de Sucesso, que se destacam no Mercado de TI.

Se quiser conhecer melhor o nosso método é só clicar AQUI que nós vamos ter prazer em conversar com você no whatsapp e agendar um consultoria gratuita para ajudar você a traçar seu Plano de Carreira na área de TI. Estamos esperando por você!